agosto 26, 2011

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Para leitura do último fim de semana de agosto, escolhemos um livro que contém as nossas memórias, "das mais ridículas às mais sublimes", analisadas à lupa em todo o seu esplendor e detalhe.
Não é saudosismo dos anos 70/80 de século XX, mas sim uma forma de recordar pedaços do nosso imaginário de uma forma divertida. E assim, a nossa sugestão de leitura de fim de semana vai para  a "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl. 


Quem não se lembra de ouvir "Bic Laranja Bic Cristal - Duas escritas à sua escolha Bic Laranja para escrita fina Bic Cristal para escrita nornal Bic, Bic, Bic".
"AH, a Bic!... Companheira de toda uma vida. (...) A famosa caneta transparente faz tanto parte da nossa vida como um rim. (...) A ponta fina da Bic Laranja era terrível, sobretudo quando tínhamos de escrever alguma coisa na palma da mão. (...) Ao passo que a Bic Cristal proporcionava um risco suave contra a carne" (pág. 104)

E quem não era fã do Espaço: 1999?
"(...) Porque olhando hoje para Espaço:1999, o que vemos é sensivelmente aquilo que Manoel de Oliveira faria se trabalhasse na área da ficção científica. (...) toda a gente fala num tom baixo, o que me leva a pensar que eles filmavam aquilo num condomínio durante a madrugada." (pág.184)


E o Cubo Mágico? E o Tulicreme? E o Sandokan? E os autocolantes nas janelas?

Vai poder recordar tudo isto ao requisitar a nossa sugestão de fim de semana.

Mas quem é o autor que reuniu os "cromos da nossa juventude" de uma forma tão divertida?


Nuno Markl, nasceu em Lisboa a 21 de julho de 1971 e é um humorista, escritor, locutor de rádio, apresentador de televisão, cartunista e argumentista. Começou a ser conhecido pelas suas crónicas de notícias bizarras em "O homem que mordeu o cão", que geraram além da rubrica na rádio, três livros, um programa de televisão e uma digressão nacional com o espetáculo ao vivo. Mais recentemente, fazia um programa na "Antena 3" baseado nas suas experiências quotidianas.

Sócio das Produções Fictícias, foi co-autor de programas como "Herman Enciclopédia", "Paraíso Filmes", "O Programa da Maria" ou "Os Contemporâneos".
Em 2009, Markl regressa à Rádio Comercial, onde atualmente dirige a rubrica "Caderneta de Cromos", que retrata acontecimentos e objetos bizarros dos anos 80.

É com uma proposta de gargalhadas
 que vos desejamos
 Boas Leituras e um Bom Fim de Semana


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...