agosto 12, 2011

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Com o fim de semana prolongado à porta, a nossa sugestão de leitura vai para um livro que Isabel Allende considera  "inesquecível"  e que o Time Magazine diz ser "Um dos dez melhores livros do ano".  É também a nossa opinião.

Mil Sóis Resplandecentes  de Khaled Hosseini é um romance que tem como pano de fundo as convulsões sociopolíticas que abalaram o Afeganistão nas últimas três décadas. Mariam e Laila, duas mulheres que a a guerra e a morte obrigam a partilhar um marido comum e cuja coragem lhes permitirá lutar pela sua felicidade num cenário impiedoso. É um livro que aborda as relações humanas e as reforça perante reações de poder excessivo e impunidade.
É pois uma obra inesquecível que evoca o que há de mais intrínseco a todos os seres humanos: o direito ao amor, a um lar e à integridade.
Assim que os primeiros exemplares foram postas à venda, o romance liderou o primeiro lugar nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Holanda, Itália, Noruega, Nova-Zelândia e África do Sul



"(...) Setembro de 1996 (...) É proibido cantar. É proibido dançar. São proibidos jogos de cartas, xadrez, jogos de azar e lançar papagaios. É proibido escrever livros, ver filmes e pintar quadros. Se tiverem periquitos, serão espancados. os vossos pássaros mortos. (...)
- Eles não podem obrigar metade da população a ficar em casa sem fazer nada - comentou Laila. (...).
- Isto não é uma aldeia qualquer. Isto é Cabul. As mulheres aqui costumavam exercer advocacia e medicina, ocupavam lugares no governo (...)" ( pág 215 e 216)

"(...) Abril de 2003 (...) Precisamos que Cabul volte a ser verde, dizem as pessoas. (...) Zalmai está quase com seis anos. Aziza tem dez. Festejaram o seu aniversário a semana passada, levando-a ao Cinema Park, onde, finalmente, o filme Titanic foi exibido às claras para os habitantes de Cabul. (...) A cidade mudou. Todos os dias vê agora pessoas a plantar árvores, a pintar casas velhas (...) Pela primeira vez desde há anos, Laila ouve música nas esquinas de Cabul (...). (pág 312 e 313)

Não se podem contar as luas que brilham sobre os seus telhados
Nem os mil sóis resplandecente
que se escondem por trás dos seu muros
                                          Saib-e-Tabrizi, séc. XVII


Khaled Hosseini, filho de um Diplomata e de uma Professora de Literatura,  nasceu em Cabul, no Afeganistão, em 1965, onde viveu até aos 11 anos. Quando o seu pai foi convidado a trabalhar na embaixada afegã em França, a família mudou-se para Paris. O seu regresso estava previsto para 1980, mas por essa altura, já o Afeganistão sofria a invasão soviética e um sangrento golpe de estado, pelo que a sua família é obrigada a pedir asilo político aos Estados Unidos.
Formado  em Biologia e Medicina, publicou em 2003 o seu primeiro livro, O Menino de Cabul, que rapidamente se tornou um fenómeno editorial. Em 2006 recebeu o Prémio Humanitário do Alto Comissariado para os Refugiados da ONU e foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da ONU em representação dos EUA.
Mil Sóis Resplandecentes é o seu segundo romance e será adaptado ao grande ecrã pela Columbia Pictures.

Bom Fim de Semana e Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...