agosto 21, 2019

PODEREI RECUPERAR A MEMÓRIA?






Jean-Christophe Grangé, nascido a 15 de julho de 1961,  é hoje, sem dúvida, o mestre do suspense da literatura francesa contemporânea, com os seus livros a figurarem permanentemente nos tops de vendas. 
A sua primeira profissão foi a de redator publicitário, passando depois, aos 28 anos,  a trabalhar como jornalista para a revista Paris-Match, para o jornal Sunday Times e para a National Geographic.
Com os seus trabalhos jornalísticos ganhou um Prémio Reuters e um World Press.
Iniciou a sua carreira de escritor em 1994 com o thriller O voo das cegonhas, que recebeu excelentes críticas. Mas foi em 1998 que surgiu o sucesso público com Rios de Púrpura e mais tarde com o Império dos Lobos (todos eles fazem parte do fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal e estão disponíveis para empréstimo domiciliário)
Rios de Púrpura e O Império dos Lobos deram origem a dois filmes, em 2000 e 2004, respetivamente, tendo os argumentos de ambos sido escritos pelo autor. O ator francês Jean Reno participou em ambos os filmes no papel principal.
Os seus romances já foram traduzidos em mais de 20 línguas.




"Mas, subitamente, falhou um retrato; um homem de cerca de quarenta anos, de expressão ainda juvenil, olhos proeminentes. O louro do cabelo e das sobrancelhas reforçavam o ar de adolescente indeciso.
O medo trespassou-a, como uma onda eléctrica; uma dor cravou-se-lhe no peito. Aquelas feições despertavam uma reminiscência que não correspondia a nenhum nome, nenhuma recordação precisa. A sua memória era um túnel negro. Onde é que já vira aquela cara? Um ator? Um cantor? Um conhecimento antigo?"





Anna Heymes é casada com um alto funcionário do Ministério do Interior. Há mais de um mês que sofre de alucinações terríveis e de crises de amnésia, ao ponto de já não reconhecer o próprio marido e de duvidar da sua honestidade. 
Entretanto, o inspetor Paul Nerteaux é encarregado de um inquérito relativo à morte de três mulheres de origem turca que trabalhavam em oficinas clandestinas e cujos corpos foram encontrados atrozmente mutilados. Para se infiltrar no bairro turco, Nerteaux recorre a Jean-Louis Schiffer, conhecido pela sua reputação de policia implacável. 
No decurso do inquérito, eles vão cruzar o caminho de Anna, que recupera pouco a pouco a memória com a ajuda de uma psicóloga, descobrindo verdades inacreditáveis sobre o seu próprio passado...




Os Lobos Cinzentos cumprem um contrato. Procuram uma mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...