agosto 30, 2019

ERA COMO UM DELES, MAS NÃO ERA UM DELES



A Amazónia e o que vai restando dela,
 é notícia todos os dias.

Caro Leitor, como sugestão de leitura para o último fim de semana de agosto, apresentamos "um romance de amor pela floresta, a aventura, a poesia, que vos fará esquecer a barbárie das cidades."




"Este romance nasceu sem o saber durante uma terrível tempestade amazónica, em 1978. Estava no Equador, país  que foi a minha primeira longa paragem de um exílio iniciado em 1977 e que se prolongaria até 1989. Quando se desencadeou aquela tempestade, há já quatro meses que vivia numa aldeia shuar, erigida na margem leste do alto Nangaritza, e era como um deles, mas não era um deles".

"Quando este romance estava a ser lido em Oviedo pelos membros do Júri que poucos dias depois lhe atribuiria o Prémio Tigre Juan, a muitos milhares de quilómetros de distância e de ignomínia um bando de assassinos armados e pagos por outros criminosos mais importantes, daqueles que usam fatos de bom corte, unhas cuidadas e dizem atuar em nome do "progresso", liquidavam a vida de um dos mais lídimos defensores da Amazónia, e uma das figuras mais destacadas e consequentes do Movimento Ecologista Universal.
Este romance já não te chegará às mãos, Chico Mendes, querido amigo de poucas palavras e muitas ações, mas o Prémio Tigre Juan também é teu, e de todos os que hão-de continuar o teu caminho, o nosso caminho coletivo em defesa deste único mundo que possuímos."
Luis Sepúlveda


Veja AQUI para ficar a conhecer mais sobre o autor



Antonio José Bolívar Proano vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.
Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amor que, duas vezes por ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses "gringos" e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram as crias.

Este romance está traduzido em cerca de 60 idiomas, com perto de vinte milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Foi adaptado ao cinema com guião do próprio autor, realizado pelo australiano Rolf de Heer, tendo como actor principal Richard Dreyfuss.













Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...