abril 13, 2016

LIQUIDEMOS OS PROBLEMAS, OU MELHOR AINDA, LANCEMO-LOS NO INCINERADOR.

  
A Queima de Livros 

Quando o regime ordenou que fossem queimados publicamente
Os livros que continham saber pernicioso, e em toda a parte
Fizeram bois arrastarem carros de livros
Para as pilhas em fogo, um poeta perseguido
Um dos melhores, estudando a lista dos livros queimados
Descobriu, horrorizado, que os seus 
Haviam sido esquecidos. A cólera o fez correr
Célere até sua mesa, e escrever uma carta aos donos do poder.
Queimem-me! Escreveu com pena veloz. Queimem-me!
Não me façam uma coisa dessas! Não me deixem de lado! Eu não 
Relatei sempre a verdade nos meus livros? E agora tratam-me
Como um mentiroso! Eu lhes ordeno:
Queimem-me!
                                                                                                Bertolt Brecht



Fahrenheit 451 - a temperatura a que um livro se inflama e consome

Numa indeterminada e super-tecnológica civilização do futuro, um regime totalitário determinado a garantir a "felicidade" dos seus súbditos proíbe severamente a posse  e a leitura de livros; quem quer que seja apanhado na sua posse é preso e os livros e a sua casa queimados pela Vigília do Fogo, que, mais do que apagar, ateia incêndios. O protagonista Montag, anteriormente um zeloso executor, começa gradualmente a nutrir dúvidas sobre o seu trabalho, também porque uma jovem, conhecida por acaso e aparentemente "louca", abala profundamente as suas convicções.
O cenário desenhado por Fahrenheit 451 é um dos mais inquietantes, jamais concebidos pela ficção científica: sem alienígenas ou naves espaciais, sem artefactos engenhosos ou armas mirabolantes (os incendiários usam querosene), aquele mundo lívido e opressivo que deveria garantir o bem-estar universal assalta-nos como se pudesse, um dia destes, olhar novamente para nós e envolver-nos numa espiral de uma perseguição da inteligência, da qual não podemos deixar de nos sentir ameaçados. À morte da cultura corresponde no romance o triunfo da destruição, primeiro das mentes e depois dos corpos, até ao apocalipse de uma guerra insensata e incompreensível que apaga todas as ações humanas. A denúncia dura de um perigo mortal que paira sobre a civilização ocidental ganha, de tal modo, contornos de uma profecia aterrorizante, que a sua tristeza é apenas mitigada pelo alento da esperança regenerativa que irrompe, muito ao de leve, no final.

"- Quero também apresentar-lhe Jonathan Swift, autor dessa perniciosa obra política: As Viagens de Gulliver. E este é Charles Darwin, aquele Schopenhauer e aquele Einstein; este aqui ao meu lado é o senhor Albert Schweitzer, na verdade um simpático filósofo. Aqui estamos todos reunidos, Montag. Aristófanes, o Mahatma Gandhi e Gautama Buda, Confucius, Thomas Love Peacock, Thomas Jefferson, Karl Marx e o senhor Lincoln. Somos igualmente Mateus, Marcos, Lucas e João."


Fahrenheit 451, do escritor norte-americano Ray Bradbury, publicado inicialmente em 1953, é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário como sugestão de leitura, encontra-se disponível para empréstimo domiciliário e faz parte da mostra bibliográfica patente ao público no Átrio da Biblioteca Municipal intitulada - Pela Liberdade.



Ray Bradbury, nasceu a 22 de agosto de 1920, em Waukegan, Ilinois (EUA).  Em 1934, mudou-se com a família para Los Angeles, para onde o pai, operário eletricista, se tinha mudado em busca de trabalho.
Foi aí que, em 1939, fundou uma pequena revista de ficção científica, juntamente com outros apaixonados do género. Começou a escrever contos, enviando-os para revistas especializadas que, frequentemente, os publicavam. Em 1950, publicou o seu primeiro volume de contos, Crónicas Marcianas, que teve um grande sucesso, depois suplantado por Fahrenheit 451 (1953), disponíveis na nossa Biblioteca.
A partir dos anos sessenta, começa a trabalhar intensamente como encenador cinematográfico, não abandonando nunca, a literatura.
Em 2002, em sua homenagem foi colocada uma estrela no "Passeio da Fama" em Hollywood pelas suas contribuições na ficção científica na literatura, no cinema e na televisão.
Entre os inúmeros prémios que Ray Bradbury recebeu durante toda a sua carreira, destacamos os mais importantes prémios de ficção científica, os Prémios Nébula, que a partir de 1991 são conhecidos como o Prémio Bradbury. Em 2004 recebeu o Prémio Hugo, referente a 1954 e ao livro que hoje divulgamos.
A 5 de junho de 2012, Ray Bradbury morreu aos 92 anos de idade na sua casa de Los Angeles na companhia dos seus gatos.





Esperamos por si



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...