abril 20, 2016

COM A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS CHEGOU A DEMOCRACIA

"Mas se durante a guerra os partidos desavindos tinham governado em sagrada união, obtida a paz, a direita em Portugal desencadeou uma revolução. No final de 1917, Sidónio Pais impôs uma ditadura. Foi assassinado no final de 1918. Depois, entre uma república nova, uma monarquia do Norte e uma monarquia velha, as coisas foram-se complicando, e nem faltou uma Noite Sangrenta: na noite de 19 de outubro de 1921, são assassinados alguns políticos de grande destaque como António Granjo, Machado Santos e José Carlos da Maia. Na jovem República ninguém parecia entender-se e os governos sucediam-se uns a seguir aos outros. Com a crise política agravou-se a crise económica, financeira e social. Instalou-se um denso nevoeiro e adivinhava-se que o encoberto andava por ali.

Terceiro Batalhão da GNR em Alcântara a 19 de outubro de 1921

Em 28 de maio de 1926 o exército, liderado por Gomes da Costa, impõe uma ditadura ao país.  E rapidamente se desvendou o encoberto: a pasta dele era a das Finanças e calçava botas. 


Em 1932, António de Oliveira Salazar saltou das Finanças para a chefia do governo, de onde apenas sairia em 3 de agosto de 1968, quando caiu de uma cadeira no Forte de Santo António.
Dizem que Salazar equilibrou as finanças e salvou Portugal da Segunda Guerra Mundial, mas praticando uma política protecionista e isolacionista, foi incapaz de conduzir uma política colonial capaz de evitar as diferentes guerras de independência que, depois de se terem iniciado no norte de Angola, em 4 de fevereiro de 1961, rapidamente alastraram às diferentes colónias portuguesas. 


À triologia "Deus, Pátria, Família", acrescentou a "Autoridade": um só partido, uma censura prévia e uma polícia política. As prisões do Aljube, da Praça-forte de Peniche, do Forte de São Bruno de Caxias e da Colónia Penal do Tarrafal, em Cabo Verde, eram o destino mais provável de quem se opunha ao regime.
Deposto por uma cadeira, sentou-se no seu lugar Marcelo Caetano. Marcelo continuou a velha política do Estado Novo, mas aumentavam os ventos que iam desgastando os alicerces do regime. 

Fotografia de Alfredo Cunha

No dia 25 de Abril de 1974, o exército acabou com a ditadura que ele mesmo começara. Era um exército cansado de uma guerra que não considerava sua. O poder foi entregue a uma Junta de Salvação Nacional. Ironia das ironias: um dos generais que a compunha respondia pelo nome de Costa Gomes, de facto, tratava-se de uma inversão.


Mas contrariando a vontade dos militares, o povo saiu à rua, porque era tempo de o povo ordenar e não havia tempo a perder. Afinal, o encoberto era o povo e descobria-se: com a Revolução dos Cravos a democracia chegava a Portugal e chegou ao fim a guerra colonial."
                                                                                               
Dietrich Schwanitz, 
                                                                                In Cultura







Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...