março 21, 2016

21 de março - Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial


"Quando alguém começa a frase com "Eu não sou racista, mas...", você pode estar certo de que o que se segue será uma declaração racista que desmentirá espetacularmente o seu preâmbulo. Ninguém é mais racista do que quem começa dizendo que não é.
                                                                          Luís Fernando Veríssimo



O Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, foi criado pela ONU em 1969 devido ao Massacre de Sharpeville, (África do Sul) ocorrido a 21 de março de 1960. Nesse dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão de identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.
A mensagem, que se quer passar ao assinalar este dia, é a da igualdade e do combate à discriminação racial.

Como forma de relembrar a todos os nossos Leitores, o dia 21 de março e a sua importância,  hoje divulgamos, uma autora que foi a primeira negra a ocupar uma cátedra numa Universidade da Ivy League  e a primeira negra a receber o Prémio Nobel (1993).


Chloe Anthony Wofford, mais conhecida por Toni Morrison, nasceu a 18 de fevereiro de 1931, em Lorain, no estado do Ohaio, nos Estados Unidos da América.
Formada em inglês em 1953 pela Universidade Howard, com mestrado também em inglês pela Universidade de Cornell, em Nova Iorque. Em 1958 foi lecionar na Universidade de Howard, onde conheceu Harold Morrison, um arquiteto jamaicano com quem casou e teve dois filhos.
Já divorciada, em 1964, vai viver para Nova Iorque com os seus filhos e trabalhar para a editora Random House e, em 1970, publica o seu primeiro romance "The Bluest Eye".
Em 1987 escreveu o romance "Beloved"- "Amada", que lhe valeu o Prémio Pulitzer na categoria de ficção. Escrevendo sobre a escravatura e o infanticídio, o romance baseia-se em factos verídicos sobre a vida da escrava Margaret Garner. Foi o mesmo adaptado ao cinema em 1989, com Oprah Winfrey e Danny Glover nos papeis principais. Em 2006, The New York Times Book Review, considerou-o o melhor romance americano publicado nos últimos vinte e cinco anos e, o Leitor pode requisitá-lo na sua Biblioteca.
Em 1993 a autora ganhou o Prémio Nobel da Literatura cujos ..."romances caracterizados por uma força visionária e um influxo poético, dá vida a um aspeto essencial da realidade americana".
É membro da Academia Americana das Artes e Letras desde 1981 e intervém regularmente em debates públicos sobre questões raciais. Em 2012 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta distinção civil dos Estados Unidos.



Outro livro de Toni Morrison ,também disponível para empréstimo domiciliário, e que The New York Times  e The Washington Post, entre outros, consideraram em 2012 um dos Melhores Livros do Ano, é "A Nossa Casa é Onde Está o Coração".



Mas hoje também é Dia
 de se comemorar o Dia Mundial da Árvore
o Dia Mundial da Poesia e o Dia Europeu da Criatividade Artística.

Nina Simone


Boa Semana com Boas Leituras






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...