janeiro 20, 2015

SERÁ DE PÉROLA, SERÁ DE PRATA?


A Rapariga do Brinco de Pérola de Johannes Vermeer

A famosa pintura do holandês Johannes Vermeer retrata uma mulher jovem, de rosto delicado, usando um brinco de pérola, o que para o século XVII era coisa rara. Só há vinte anos é que a pintura tem oficialmente o nome pela qual é mundialmente famosa.
Um Retrato ao Estilo Turco é o nome que conta no inventário feito à obra do artista em 1676, um ano após a sua morte.

"O quadro não se assemelhava a nenhum dos outros. Dele constava apenas eu, a minha cabeça e os meus ombros, sem mesas nem cortinas, sem janelas nem borlas de pó-de-arroz para amenizar ou distrair. (...) O pano atado à volta da cabeça fazia com que não se parecesse ser eu, mas uma Griet de outra cidade, ou talvez de outro país completamente diferente. (...)
- Senhor - comecei a dizer, apertando com força a madeira esculpida, dura e fresca. - Não posso fazer isso.
- Fazer o quê?, Griet? - Ele estava sinceramente surpreendido.
- O que me ides pedir para fazer. Não posso pôr isso. As criadas não usam pérolas."
In Rapariga com Brinco de Pérola, 
de Tracy Chevalier


Vincent Icke, astrónomo holandês, acaba de publicar um artigo na revista científica New Scientist, onde defende que não se trata de uma pérola, mas de um pendente de prata ou de vidro veneziano coberto com uma fina camada de verniz.Profundo conhecedor da obra de Vermeer, Vicent Icke afirma que o artista "é um pintor muito preciso. Temos a certeza que só pintava o que via e que por isso não poria uma pérola a refletir daquela maneira, porque não é real.



"- Vejo que separaste os brancos - disse ele, indicando os nabos e as cebolas. -E depois o cor-de-laranja e o roxo, que não vão bem juntos. Porque foi? - pegou numa tira de couve e num pedaço de cenoura e sacudiu-os na mão como se fossem dados. (...)
- As cores brigam quando estão ao lado umas das outras senhor."
In Rapariga com Brinco de Pérola, 
de Tracy Chevalier


Tracy Chevalier nasceu a 19 de outubro de 1962, em Washington D.C., tendo ido viver para Londres aos 22 anos de idade. Tem um mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de East Anglia.


O livro que hoje estamos a dar a conhecer aos nossos leitores, Rapariga com Brinco de Pérola, é o seu segundo romance, recebeu o Barnes and Noble Discover Award, foi um grande sucesso internacional e deu origem a uma versão cinematográfica nomeada para os Oscares (tendo o português Eduardo Serra  sido nomeado na categoria "melhor fotografia") e protagonizada por Colin Firth e Scarlett Johansson.



Será o brinco de pérola, de prata, ou de vidro veneziano?

Seja de que material for o brinco, deixamos aqui um ótimo pretexto para o Leitor  
nos visitar e ficar a conhecer melhor a obra deste famoso pintor.





Leia o livro ou veja o filme amanhã, dia 21, pelas 15h00, na nossa Sala Audio/Vídeo







Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...