janeiro 24, 2014

LEITURA DE FIM DE SEMANA




Caricatura de André Carrilho para The New Yorker

Amanhã, dia 25 de janeiro,
António Lobo Antunes
vai receber mais um prémio.
Prémio Literário Internacional Nonino 2014.
 
Jorge Amado, Javier Marias, Claude Lévi-Strauss, Amin Maalouf, Chimamanda Ngozi Adichie, foram alguns dos autores já distinguidos com este prémio, criado em 1975, pela Nonino, uma produtora de Grappa, uma bebida alcoólica típica de Itália.
 
O escritor V. S. Naipaul, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2001, presidiu ao júri, e dele fizeram parte personalidades como o investigador António Damásio, os escritores Adonis, John Banville, Claudio Magris e o ensaísta Edgar Morin.
 
"A Morte de Carlos Gardel", "Que Farei Quando Tudo Arde?" e "O Arquipélago da Insónia", são os romances de Lobo Antunes editados em Itália.
 
"Com uma técnica narrativa muito particular, Lobo Antunes desenvolveu um estilo de escrita narrativa muito pessoal, o que é extremamente interessante".  Ler um livro do escritor é "obviamente difícil, transforma-se numa espécie de quebra-cabeça de elementos que têm de ser colocados juntos, o romance faz-nos entrar numa dimensão psicológica paralela sem uma linha cronológica clara mas com uma coerência interna própria".
                                                                                                Organização do Prémio Nonino



Para além do escritor português, os galardoados de 2014 são o filósofo francês Michel Serres, o psiquiatra e escritor italiano Giuseppe Dell'Acqua e a escritora palestiniana Suad Amiry.



A entrega do Prémio será na sede da destilaria Nonino, em Percoto, no norte de Itália.


E a nossa sugestão de leitura de fim de semana,
vai ser naturalmente, um livro de António Lobo Antunes.
 
Qual?
 
 
 
 
Isso vai ser escolha do Leitor!

Só tem de nos visitar, dirigir-se à estante e escolher um livro 
da vasta bibliografia do autor que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição.
 
  
Dirá o Leitor que António Lobo Antunes é um autor difícil,
aliás opinião semelhante têm os membros do júri.
 
Mas, o Leitor sabe que ao ler um romance estimulante,
os seus efeitos benéficos no cérebro perpetuam-se por
cinco dias?
 
 
O Leitor sabia que a União Europeia elegeu 2014
Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro?
 
As doenças cerebrais e os problemas de saúde mental afetam mais de um quarto da população europeia, constituindo um pesado fardo para a sociedade e para as pessoas afetadas.
Um recente relatório mostra que na Europa o custo total anual das doenças cerebrais e mentais é de 798 mil milhões de euros. As perturbações do estado de espírito, em que se incluem a depressão e a doença bipolar, representam o custo mais elevado, avaliado em mais de 113 mil milhões de euros.

 
Ler é uma necessidade humana


Um bom livro pode criar alterações neurológicas positivas.
 
 
No Reino Unido, a prescrição de livros em vez de fármacos está a ser adotada como terapia para tratar a depressão. De acordo com os especialistas, a leitura de determinadas obras (Lobo Antunes?) é uma forma eficiente e "low-cost" de ajudar os pacientes a ultrapassar os seus problemas e sem efeitos secundários.
Em junho do ano passado este método começou a ser utilizado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, seguindo um estudo de 2003, que concluiu que os livros tinham potencial para se assumir como um substituto eficaz dos antidepressivos.
 
 
Tenha um Bom Fim de Semana
E Leia Pela Sua Saúde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...