janeiro 31, 2014

UMA VERDADE INCÓMODA


"Quando me encontrava em prisão domiciliária, tive a ajuda dos livros de John le Carré...
Eles constituíam uma viagem ao mundo exterior...
Foram estas viagens que me fizeram sentir que não estava realmente
isolada do resto da humanidade."
                                                                                                              Aung San Suu Kyi
 
Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz 1991, fotografia de Steve McCurry
 
Faça também a sua viagem, este fim de semana, com o último romance de
John le Carré
Uma verdade Incómoda
Publicado pela Dom Quixote
 

  
"Uma operação de contraterrorismo, batizada com o nome de código Vida Selvagem, está a ser montada na mais preciosa colónia britânica - Gibraltar. O seu objetivo é raptar um importante comprador de armas jihadistas. Os seus autores: um ambicioso ministro dos Negócios Estrangeiros e um fornecedor privado de equipamentos de defesa, que é também seu amigo íntimo. A operação reveste-se de tal delicadeza, que nem o chefe de gabinete do ministro, Toby Bell, tem acesso a ela. Suspeitando de uma desastrosa conspiração, Toby procura impedi-la, mas é rapidamente colocado no estrangeiro. Três anos decorridos, chamado por Sir Christopher Probyn, um diplomata britânico aposentado, ao seu arruinado solar da Cornualha, e seguido de perto pela filha deste, Toby vê-se obrigado a escolher entre a sua consciência e o dever para com o serviço.
Mas, se a única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons nada façam, como pode ele manter-se calado?"
 
 
 
John le Carré, pseudónimo de David John Moore Cornwell, nasceu em Poole, a 19 de outubro de 1931. Estudou na Universidade de Berna, na Suíça, e na  Universidade  de Oxford, em Inglaterra. Trabalhou nos Serviços Secretos Britânicos durante a Guerra Fria - esteve durante cinco anos ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo secretário da Embaixada Britânica em Bona e, mais tarde, cônsul político em Hamburgo.
Começou a sua carreira literária em 1961 e tornou-se um escritor mundialmente famoso com o seu terceiro livro O Espião Que Saiu do Frio.
 
"Quando comecei a escrever, na Guerra Fria, tínhamos de saber que não estávamos do lado errado, e sabíamos isso. Continuo a saber de que lado estou, mas cresci até um estado de ceticismo perante os políticos. Não temos fé na autoridade, nos políticos, no serviço nacional de saúde ou na polícia".
                                                                John le Carré,
em entrevista ao Expresso a 27/04/2013
 
 
John le Carré é um clássico da literatura inglesa. O seu mais recente romance e nossa sugestão de leitura de fim de semana, Uma Verdade Incómoda, foca as restrições aos direitos cívicos e às liberdades individuais depois do 11 de setembro de 2001.
 
"Confesso que é uma metáfora sobre a guerra do Iraque".
"(...) É o caso de David Kelly que tenho em mente."
 
O Leitor vai certamente lembrar-se do caso ocorrido em 2003, quando David Kelly, especialista em guerra biológica foi encontrado morto, depois da divulgação de um relatório secreto que contrariava a tese da existência de armas de destruição maciça no Iraque. 
 
 
 
Para saber toda a verdade,
passe pela Biblioteca Municipal e requisite o livro.
 
Visite-nos 
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...