julho 05, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA


 
A Lição de Música de Johannes Vermeer
 
"Há neste quadro um conhecimento que equivale à capacidade de tornar visível o caráter único de um momento. Em última instância, olhar esta magnífica criação de Vermeer é ver o mundo a ser pensado. No seu isolamento contemplativo, a mulher levanta os olhos da música que está a tocar e olha para nós pedindo-nos que tomemos uma posição, mandando-nos viver, olhar para nós próprios."
 
 
Levar para a praia um livro sobre a
pintura barroca holandesa do século XVII?
 
- Não me parece!..., diz o leitor.
 
 
E tem toda a razão Caro Leitor
 
porque a nossa sugestão de leitura de fim de semana é:
 
 
A Lição de Música
de Katharine Weber
da Editora Temas & Debates
 
 
Que afinidade poderá existir entre a calma dos interiores na pintura holandesa
 do século XVII e a luta por uma Irlanda unida?
A Lição de Música é um romance surpreendente que reúne, numa única história, estes dois mundos aparentemente opostos. 
  
 
 
Patricia Dolan foi educada pelo pai a acreditar na causa da Irlanda, mas o facto de ter vivido sempre nos Estados Unidos alheou-a dos acontecimentos políticos na Europa. A paixão pela pintura de Vermeer é um dos poucos prazeres que restam a esta historiadora de arte de 41 anos, cuja vida, depois da morte da filha, parece ter perdido o sentido. Porém, o aparecimento inesperado em Nova Iorque de um jovem primo irlandês, Mickey O'Driscoll, e o seu envolvimento com ele, levarão Patricia a colaborar no roubo de um quadro pertencente à rainha de Inglaterra e a tornar-se sua guardiã numa remota aldeia irlandesa, até que os ingleses se decidam a pagar o resgate. Dividida entre as suas obsessões por Mickey e pela obra de Vermeer, Patricia inicia então um registo diário da sua vida solitária na costa escarpada de West Cork; e, à medida que pondera no que a liga à serenidade holandesa e à rudeza da Irlanda, acaba por compreender o que deve fazer para preservar as coisas a que dá mais valor.

 
 
 



Katharine Weber nasceu 12 de novembro de 1955 na cidade de Nova Iorque. Vive no Connecticut e passa parte do ano na Irlanda. É professora de Escrita Criativa na Universidade de Yale. Foi finalista, em 1996, do concurso de Melhor Jovem Ficcionista Americano promovido pela revista Granta. A Lição de Música é o seu segundo romance.
 
   
 
Bom Fim de Semana
com Boas Leituras
 
 
 
Pintura de Connie Chadwell
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...