julho 24, 2013

O CAIRO NOVO




Cairo, capital do Egito, está na ordem do dia dos noticiários e nos jornais.
Para o leitor ficar a conhecer melhor a nova realidade no Egito e a sua cultura, venha até à Sala de Periódicos consulte os jornais e revistas que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição e requisite o livro "O Cairo Novo".
 
 
É um romance cheio de suspense do escritor egipcio Naguib Mahfouz, em que um niilista ambicioso e amargo, uma estudante bela e pobre e um funcionário corrupto envolvem-se num ménage à trois condenado.
 
O Cairo Novo
De Naguib Mahfouz
Editado pela Civilização
 
 





O Cairo dos anos 30 é palco de enormes desigualdades sociais e económicas. É também uma época de mudança, quando as universidades começam a abrir as portas às mulheres e filosofias revolucionárias oriundas da Europa agitam os debates entre os jovens. Mahgoub é um estudante orgulhoso que está determinado a esconder dos seus amigos idealistas a sua pobreza  e a sua falta de princípios. Quando se dá conta de que não há emprego para quem não tem conhecidos, concorda, desesperado, em fazer parte de um elaborado plano fraudulento. No entanto, o que começa como mera estratégia de sobrevivência depressa se transforma em muito mais para Mahgoub e para a sua cúmplice, uma jovem de nome Ihsan igualmente desesperada. À medida que se movem na sofisticada alta sociedade, a sua frágil farsa começa a desintegrar-se e o terrível preço do pacto faustiano de Mahgoub torna-se claro...
 
 
"Intrigante...dostoievskiano...o brilhantismo de Mahfouz reside no retrato da coexistência do bem e do mal no caráter humano... Mahfouz foi o Balzac do Egito".
                                                                                                  The New Yourk Times
 
 
 
 
Naguib Mahfouz no Ali Baba Cafe no Cairo
 
Naguib Mahfouz nasceu no Cairo em 1911. Modernizou a literatura árabe, sendo considerado um dos seus maiores vultos. Ao longo de mais de uma carreira de 70 anos, publicou 34 romances, mais de 350 contos, dezenas de argumentos cinematográficos e 5 peças de teatro. Faleceu na cidade do Cairo em 2006.
É o único autor de língua árabe galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.
 
 
 
 
 
 
 
 
Boa semana com boas leituras
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...