Os cardeais no Vaticano escolherem o Papa Francisco mas,
"A Papisa Joana" é a escolha da Biblioteca Municipal
para sugestão de leitura de fim de semana.
Da escritora norte-americana Donna Woolfolk Cross,
A Papisa Joana
Da Editorial Presença
Muitos negaram, ao longo dos séculos, a sua existência, mas é ainda considerável a quantidade de documentos que referem a sua passagem pelo trono papal.
Criada no seio de uma família de fortes crenças religiosas, Joana aprende com a mãe o melhor do paganismo e com o pai o pior da Igreja Católica. Aprende a ler aos 6 anos e, a partir daí, o seu mundo nunca mais será o mesmo. Tudo nele a fascina. Substitui o seu irmão numa escola para rapazes de elite, fazendo-se passar por um deles e para o resto da sua vida. Acaba por entrar no mundo da Igreja Católica e alcançar uma rápida ascensão dentro da mesma, até se tornar Papa.
Personagem histórica ou lendária, Joana protagoniza a notável ascensão de uma mulher brilhante que não aceita as limitações que a sua época, profundamente misógina, lhe impõe e, armada de uma inteligência esclarecida e de uma imensa força de carácter, atinge o mais elevado grau da hierarquia religiosa católica.
Apoiado numa investigação rigorosa, este é um romance magnífico, cativante, que vai prender o leitor na complexas lutas de poder, nas conspirações e segredos políticos, nos fanatismos e intolerâncias, nas paixões, nas duplicidades e segredos, nas crises de fé e conspirações que ameaçam fazer soçobrar Joana.
A Papisa Joana foi adaptado ao cinema em 2010.
Donna Woolfolk Cross, nasceu em New York City em 1947. Donna é filha de Dorothy Woolfolk, uma pioneira da indústria americana de banda desenhada e do escritor William Woolfolk. Licenciou-se em literatura em 1969 na Universidade da Pensilvânia. Viajou depois para Londres onde trabalhou como assistente editorial na editora WH Allen. Voltou para Nova York onde trabalhou numa agencia de publicidade. A Papisa Joana é o seu primeiro romance.
Ilustração de Lucia Stewart |
BOM FIM DE SEMANA COM BOAS LEITURAS
Sem comentários:
Enviar um comentário