fevereiro 07, 2012

DIA DA INTERNET SEGURA


Vamos descobrir o mundo digital juntos... em segurança!

A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem transformado a maneira como as pessoas vivem, como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como nas organizações.
A par de todas as oportunidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interação, mecanismos e estratégias apropriadas para a sua utilização segura.

O tema deste ano para as comemorações do Dia da Internet Segura é
"Aproximar Gerações"
e tem os seguintes objetivos:
  • Alertar, informar e consciencializar os jovens acerca da importância de uma convivência segura na utilização da internet;
  • Mobilizar os adultos para a utilização das TIC e contribuir para o estímulo do seu uso extensivo e sistemático das tecnologias em linha;
  • Incentivar as famílias a trabalharem conjuntamente na descoberta segura do mundo digital.


Hoje assinala-se o Dia da Internet Segura, uma iniciativa europeia que se alargou a todo o mundo. Em causa, a necessidade imperiosa de formarmos, de prepararmos as crianças e jovens a serem utentes responsáveis e críticos da internet.  

Os 10 mandamentos do Movimento Internet Segura
  1. Protegerás o teu computador
  2. Jamais fornecerás senhas
  3. Ficarás atento aos endereços onde navegas
  4. Conferirás sempre os teus pagamentos
  5. Manterás sempre atenção ao fornecer dados pessoas
  6. Nunca participarás em sorteios fáceis
  7. Resistirás a ofertas tentadoras
  8. Terás cuidado com programas de invasão
  9. Prestarás sempre atenção aos e-mails que recebes
  10. Em movimentações financeiras, seguirás sempres as regras do internet banking


Relativamente aos comportamentos seguros na internet, os portugueses estão no meio da tabela. A conclusão é de um estudo promovido pelo portal de conteúdos MSN, sendo atribuído aos portugueses 44 pontos num total de 100 no Microsoft Safety Index, o mesmo valor que é conseguido pela média dos países europeus.
Em comunicado a empresa adianta que o estudo mostra que "78% dos cibernautas portugueses inquiridos possuem proteção de segurança online básica, mas estão mal informados sobre o que devem fazer para se proteger contra ameças de cibercrime que assentam na fraude, tais como o phishing, roubo de identidade e ligações fraudulentas". 

Navegue, porque navegar é preciso,
mas Navegue Com Segurança

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...