Vamos descobrir o mundo digital juntos... em segurança!
A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem transformado a maneira como as pessoas vivem, como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como nas organizações.
A par de todas as oportunidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interação, mecanismos e estratégias apropriadas para a sua utilização segura.
O tema deste ano para as comemorações do Dia da Internet Segura é
"Aproximar Gerações"
"Aproximar Gerações"
e tem os seguintes objetivos:
- Alertar, informar e consciencializar os jovens acerca da importância de uma convivência segura na utilização da internet;
- Mobilizar os adultos para a utilização das TIC e contribuir para o estímulo do seu uso extensivo e sistemático das tecnologias em linha;
- Incentivar as famílias a trabalharem conjuntamente na descoberta segura do mundo digital.
Hoje assinala-se o Dia da Internet Segura, uma iniciativa europeia que se alargou a todo o mundo. Em causa, a necessidade imperiosa de formarmos, de prepararmos as crianças e jovens a serem utentes responsáveis e críticos da internet.
Os 10 mandamentos do Movimento Internet Segura
- Protegerás o teu computador
- Jamais fornecerás senhas
- Ficarás atento aos endereços onde navegas
- Conferirás sempre os teus pagamentos
- Manterás sempre atenção ao fornecer dados pessoas
- Nunca participarás em sorteios fáceis
- Resistirás a ofertas tentadoras
- Terás cuidado com programas de invasão
- Prestarás sempre atenção aos e-mails que recebes
- Em movimentações financeiras, seguirás sempres as regras do internet banking
Relativamente aos comportamentos seguros na internet, os portugueses estão no meio da tabela. A conclusão é de um estudo promovido pelo portal de conteúdos MSN, sendo atribuído aos portugueses 44 pontos num total de 100 no Microsoft Safety Index, o mesmo valor que é conseguido pela média dos países europeus.
Em comunicado a empresa adianta que o estudo mostra que "78% dos cibernautas portugueses inquiridos possuem proteção de segurança online básica, mas estão mal informados sobre o que devem fazer para se proteger contra ameças de cibercrime que assentam na fraude, tais como o phishing, roubo de identidade e ligações fraudulentas".
Navegue, porque navegar é preciso,
mas Navegue Com Segurança
Sem comentários:
Enviar um comentário