fevereiro 28, 2012

2012 ANO EUROPEU DO ENVELHECIMENTO ATIVO E DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES

Os Censos de 2011 mostram que existem em Portugal 2,023 milhões de pessoas com 65 ou mais anos (cerca de 19% da população total), um número que aumentou cerca de 19% em dez anos. As estimativas apontam que, em 2050, o número de idosos duplicará (35,7%) e a dos jovens diminuirá 0,5% (14,4%).

"Na juventude deve-se acumular o saber.
 Na velhice fazer uso dele"
                                                                      Jean-Jacques Rousseau


Ilustração de Inge Look
Face à tendência de envelhecimento da população da Europa, o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012 procura sensibilizar a sociedade europeia para o contributo socioeconómico prestado pelas pessoas mais velhas, bem como promover medidas que criem mais e melhores oportunidades para que os cidadãos idosos se mantenham ativos.
A coligação do ano europeu 2012 é atualmente constituída por 40 organizações europeias, que vêem o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações como uma oportunidade de abordar a discriminação baseada na idade e as mudanças demográficas e conseguir uma situação mais justa e sustentável para as pessoas de todas as idades.
É uma oportunidade para todos de refletir sobre o facto de os europeus viverem agora mais tempo e com mais saúde do que nunca e aproveitar as oportunidades que se oferecem.


Ilustração de Inge Look

Toda a nossa sociedade vai ter de se adaptar às necessidades da sua população em envelhecimento, mas também terá de enfrentar os novos desafios, enfrentados por outros grupos etários, para que todas as gerações sejam capazes de continuar a apoiar-se uns aos outros e a viver juntos pacificamente.
Envelhecer preocupa-o? Preocupa-o saber qual vai ser o seu papel na sociedade quando tiver 60, 70, 80 anos?
Há muito para viver depois dos 60 e a sociedade está a valorizar cada vez mais a contribuição das pessoas idosas. É isso que significa envelhecimento ativo: Tirar mais e não menos partido da vida à medida que se envelhece, tanto no trabalho como em casa ou na comunidade.


"Devemos aprender durante toda a vida,
 sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice"
                                                                                                 Platão

A coordenadora nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, sustentou que "os idosos são cada vez mais cultos e interessados" e deu como exemplo as universidades da terceira idade que, há 10 anos quando nasceram, tinham 10.000 alunos e atualmente têm mais de 30.000.

Ilustração de Inge Look
Também no nosso concelho existem alguns exemplos destes. E um deles é sem dúvida a Tertúlia dos Anos de Ouro, promovida pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande - ADESER II. É um exemplo de como os anos podem ir decorrendo de uma forma ativa, sem isolamento, aproveitando os saberes acumulados ao longo da vida e transmitindo-os a quem ainda está a tempo de aprender. 
A Tertúlia reune-se todas as segundas e quintas feiras, no Auditório da Biblioteca Municipal, entre as 14h30 e as 17h00, onde são desenvolvidas várias sessões sobre as mais variadas temáticas, que vão desde a História do Mundo à História da Literatura, da Filosofia à Geografia, passando pelas línguas estrangeiras. Paralelamente com estas sessões, realiza-se também no nosso auditório, todas as 2ª feiras, o ensaio do Coro da Tertúlia, que é mais um sinal da vitalidade do grupo e uma demonstração de que nunca é tarde para começar.


"Ninguém ama tanto a vida
como o homem que está a envelhecer."
Sófocles

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...