novembro 19, 2021

JOSÉ SARAMAGO, 1922-2010



Começaram na passada terça-feira, dia do 99.º aniversário de José Saramago, as comemorações dos 100 anos do seu nascimento, celebrações que se vão prolongar até 16 de novembro de 2022. Para assinalar o dia do seu aniversário, alunos de mais de uma centena de escolas portuguesas, de Espanha, Brasil e de alguns países da América Latina, fizeram a leitura, em simultâneo, do conto infantil A maior flor do mundo, escrito por José Saramago. 
A 16 de novembro de 2022, uma centena de escolas do ensino secundário irão promover a leitura, em simultâneo, de páginas dos seu romances Memorial do convento e de O ano da morte de Ricardo Reis e será plantada a centésima oliveira na sua terra natal.
Consolidar a presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e prestar homenagem à sua figura como cidadão são os objetivos das comemorações.

A programação do centenário pode ser consultada em: www.josesaramago.org




A Biblioteca Municipal sugere aos seus leitores a leitura da Biografia do único escritor de língua portuguesa laureado com o Nobel da Literatura (1998), apreciado em vida pelo próprio.
O livro, escrito por João Marques Lopes, convida-nos a acompanhar o percurso de José Saramago, desde o seu nascimento, na aldeia da Azinhaga, na Golegã, até à mudança para Lanzarote, nas Canárias. Tem prefácio de João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago em 2009, e ilustrações da autora luso-britânica Lucy Pepper.
Através deste livro, descobrimos toda a obra de Saramago, em paralelo com o seu percurso, ficando a conhecer em detalhe a vida daquele que é um dos mais importantes escritores da história da literatura portuguesa.


"É um trabalho notável e seriamente interessante porque, 
para além dos inúmeros episódios desconhecidos 
(e, alguns, de teor eminentemente cómico), quando chegamos ao final 
sentimo-nos, mesmo que com ele nunca tenhamos privado, 
muito mais próximos do escritor".
João Tordo, 
Prémio Literário José Saramago 2009



João Marques Lopes é doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 
É autor de várias biografias de escritores portugueses, como, Almeida Garrett, Eça de Queirós e Fernando Pessoa, bem como de diversos artigos e comunicações em revistas e colóquios.
Trabalhou como docente de literaturas lusófonas na Universidade de Oslo.
Licenciado em Filosofia e em Ensino da Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi também docente no ensino secundário ao longo de uma década.



"Trata-se de um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas. 
Ao cabo de trinta e cinco anos, pela primeira vez, o caso dos despedimentos
 de jornalistas do Diário de Notícias, de que fui diretor-adjunto, 
é corretamente descrito no livro de João Marques Lopes.
Fiquei muito satisfeito com a Leitura."
                                                                                                                    José Saramago



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...