julho 10, 2019

OS DADOS DO 1.º SEMESTRE

Terminado o primeiro semestre de 2019, apresentamos alguns dados que refletem parte da atividade da Biblioteca Municipal e dos serviços por ela prestados.
Através do gráfico a seguir, podemos ver o número de livros emprestados para leitura domiciliária e a comparação com os meses análogos do ano anterior.



Comparativamente a 2018, verificamos que houve um muito ligeiro aumento na quantidade de livros emprestados. De 4.499 livros emprestados no 1.º semestre de 2018, passámos para 4.531 em 2019, significando um aumento de apenas 32 livros requisitados. Se analisarmos mês a mês, verificamos que só nos meses de março e abril houve aumento na quantidade de livros requisitados face a 2018, ficando os restantes meses aquém do verificado no ano anterior.

Estes resultados demonstram que o trabalho feito na divulgação e na promoção da leitura, que tem vindo a ser desenvolvido pela Biblioteca Municipal ao longo dos anos, especialmente junto da comunidade educativa, deve continuar e reforçar-se. 
O investimento na renovação e atualização dos fundos documentais e a articulação existente com as bibliotecas escolares dos vários Agrupamentos de Escolas do concelho assumem especial importância no desenvolvimento de hábitos continuados de leitura.


Da totalidade de livros requisitados, cerca de 75% foram por leitores numa faixa etária acima dos 18 anos, 5% na faixa situada entre os 13 e os 17 anos e 20% dos livros emprestados pela Biblioteca Municipal destinaram-se a leitores na faixa etária até aos 12 anos.




Ao longo do 1º semestre de 2019 verificamos que os leitores que mais livros requisitam são do género feminino, representando 69% do universo de leitores ativos, estando o género oposto representado apenas por 31%.

Ao longo do 1º semestre registámos novas adesões, com a inscrição de 120 novos leitores, distribuídos da seguinte forma: 71 inscrições de novos leitores com idade acima dos 18 anos, 9 com idade compreendida entre os 13 e os 17 anos e as restantes 40 inscrições pertencem a crianças até aos 12 anos.


ao longo do 1º semestre





Infanto-juvenil













Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...