março 13, 2019

A OUTRA MENTE BRILHANTE


Mileva Maric

Em 1896, Mileva Maric, uma mulher extremamente inteligente, é a única estudante do sexo feminino a frequentar o curso de Física numa universidade de elite em Zurique. É aí que se apaixona pelo colega Albert Einstein, com quem acaba por casar e ter três filhos. Apesar da total dedicação aos filhos, Mileva nunca abandona a sua paixão pela ciência, trabalhando em conjunto com o marido e contribuindo para estudos científicos tão importantes como a Teoria da Relatividade.
Contudo, por nunca ter concluído a licenciatura, todo o mérito dos artigos que escreve com o marido é atribuído a ele. À medida que a fama de Albert Einstein aumenta, cresce também o receio de Mileva de que as suas próprias ideias científicas permaneçam para sempre sob a sombra do marido, com quem mantém uma relação cada vez mais conturbada.


Romance inspirado em factos reais, 
que relata a história da primeira mulher de Einstein 
 que trabalhou e casou com um dos maiores 
cientistas da História.




"Com os olhos cansados de olhar para os cálculos minúsculos, 
alisei a capa do artigo:
 " Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento".
 Os nossos dois nomes - Albert Einstein e Mileva Maric Einstein
 - surgiam por baixo do título. 
O trabalho era, em grande parte, meu, mas eu compreendia que, 
sem ter tirado a licenciatura nem o doutoramento, 
o nome do Albert teria de constar em primeiro lugar."



Marie Benedict tem uma licenciatura em Direito, formou-se também no Boston College em História e História da Arte. Sempre sonhou em desenvolver trabalhos que pudessem dar a conhecer a vida e os grandes feitos de grandes mulheres da História.
" (...) Na verdade, nem sequer nunca tinha ouvido falar de Mileva Maric até ter ajudado o meu filho Jack num trabalho sobre o magnífico livro infantil Quem foi Albert Einstein?, que referia, de passagem, que a primeira mulher de Albert Einstein também era física.
Fiquei curiosa. Quem era esta mulher desconhecida, uma física na altura em que pouquíssimas mulheres estudavam na universidade? E que papel poderia ela ter desempenhado nas grandes descobertas do cientista?"



"Um intrigante romance sobre uma das mais fortes
 parcerias intelectuais do século XX"
                                                                            Kirkus Reviews










Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...