março 22, 2018

E SE MATT DAMON LHE DISSER QUE TEM DE ESPERAR 6 HORAS POR UM COPO DE ÁGUA?


22 de março - Dia Mundial da Água



Matt Damon, um dos fundadores da Water.org, uma organização não governamental multinacional que trabalha com a concessão de crédito para pequenas obras de infraestrutura hídrica, juntou-se à cerveja belga Stella Artois e, com câmaras ocultas, filmou em vários países, entre eles o Brasil, Argentina e os Estados Unidos, as imagens que o Leitor acabou de visionar. 


Impressionantes, não são?




Todos os dias, mulheres e crianças dos países em desenvolvimento gastam 200 milhões de horas à procura de água potável para as suas casas e famílias. E mais uma vez, são as mulheres e crianças que gastam 6 horas das suas vidas por dia, para encontrarem água.
Os números são da Unicef e revelam o quanto a falta de água vitima as mulheres de forma desproporcional em relação aos homens.  
 E porque "gastam" todo esse tempo à procura de água não têm tempo para fazer mais nada. Não têm tempo para  ir à escola, não têm tempo para ter um trabalho, uma profissão.


E em Portugal?


"A seca dos últimos meses fez soar a campainha: a água não é um bem adquirido. Nas nossas casas, cada um vai fazendo mais ou menos para poupar este recurso, mas, nas nossas cidades, a gestão da água vai muito além do poupar na torneira. É, sim, lidar com uma força da natureza.




Pela primeira vez desde há algum tempo, a possibilidade de um racionamento de água bateu à porta dos portugueses. No território nacional, uma das situações mais complexas viveu-se em Viseu. Os portugueses acompanharam o episódio de Viseu com mais atenção do que é costume e a palavra "seca" tornou-se habitual nos media.

"Temos mesmo de nos adaptar a um tempo com menos água, menores recursos hídricos e com maior irregularidade da sua distribuição", palavras do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes."
In, Smart Cities


O artigo completo, Água: Cidades sob Pressão pode ser lido na Sala de Periódicos da Biblioteca Municipal. Aí o Leitor encontrará toda a informação sobre este e outros temas da atualidade.






Visite-nos e Mantenha-se Informado






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...