Em 2015, Jesus Cristo e o seu milagre da multiplicação do pão e do peixe teria de obedecer a regras.
A Segurança Alimentar, tema escolhido este ano para assinalar
o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, a isso o obrigava.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) argumenta que os alimentos inseguros, insalubres e falsificados estão relacionados com a morte de dois milhões de pessoas por ano.
Com a Segurança Alimentar pretende-se alertar toda a cadeia de produção alimentar (agricultores, fabricantes, fornecedores e consumidores) para a importância do controlo de perigos e riscos microbiológicos, garantindo que os alimentos que nos chegam à mesa são seguros.
A Segurança Alimentar é uma área da saúde publica, que nos protege, enquanto consumidores, contra os riscos de intoxicação alimentar.
"Desde os anos 50, entraram no fabrico da nossa alimentação mais de 3500 substâncias químicas feitas pelo homem, a par dos resíduos de pesticidas, antibióticos e hormonas de outros alimentos básicos como os cereais e a carne. Muitas destas substâncias químicas são "antinutrientes" uma vez que bloqueiam a absorção e utilização dos nutrientes ou promovam a sua excreção".
Patrick Holford
In, A Bíblia da Alimentação
Na sua campanha de sensibilização, a OMS alerta, ainda, para as questões da segurança alimentar nas nossas casas quando manipulamos os alimentos:
- manter a limpeza pessoal, das áreas onde se trabalha e proteger os alimentos das fontes de contaminação;
- evitar as contaminações cruzadas, cozinhando completamente os alimentos e mantendo-os a temperaturas apropriadas;
- estar vigilante quanto à qualidade da água com que se confeciona os alimentos.
Ilustração de Jade Fang |
"Um ser humano é constituído por cerca de 63% de água, 22% de proteínas, 13% de gordura e 2% de minerais e vitaminas. Todas as moléculas provêm dos alimentos que comemos e da água que bebemos. Comer alimentos da melhor qualidade nas quantidades certas ajuda-nos a atingir o potencial mais elevado de saúde, vitalidade e liberdade relativamente à doença"
Patrick Holford
In , A Bíblia da Alimentação
Na sua deslocação à Biblioteca Municipal, o Leitor encontrará,
no átrio da entrada e até ao dia 15,
uma mostra bibliográfica, que nos alerta e esclarece,
sobre questões relacionadas com a nossa saúde e como a devemos preservar.
Sem comentários:
Enviar um comentário