Tal como acontece todos os anos, é tempo de fazermos o balanço do ano que passou e surgem logo várias interrogações.
Requisitaram-se mais ou menos livros que nos anos anteriores?
Houve mais ou menos inscrições de leitores?
Quem requisita mais livros?
Quais os livros mais requisitados?
Porém, para além destes dados recolhidos automaticamente, devemos também ter em consideração a utilização dos recursos da Biblioteca em regime de leitura presencial, uma vez que a nossa Biblioteca segue as recomendações internacionais de livre acesso, fazendo com que os utilizadores possam circular e utilizar livremente os recursos, equipamentos e espaços funcionais, que a Biblioteca oferece à comunidade. Deste tipo de utilização não apresentamos números, por ser impossível a sua recolha atendendo aos recursos humanos disponíveis, já que obrigava à presença diária e permanente de funcionários nos diferentes espaços.
Através do primeiro gráfico que apresentamos, podemos verificar que o número de livros emprestados para leitura domiciliária tem vindo sempre a apresentar uma tendência crescente, contrariando a tese de que se lê cada vez menos e que há um desinteresse pelos livros. Convém referir que, para a manutenção desta tendência, é muito importante proporcionar aos leitores um fundo bibliográfico atualizado e em constante renovação, que permita uma oferta variada e com as mais recentes novidades editoriais.
Relativamente ao género, em 2024 continuou a tendência de anos anteriores, que demonstra que o género feminino lê substancialmente mais que os leitores do género masculino, uma vez que 71% dos livros emprestados foram requisitados por leitores do género feminino.
O gráfico seguinte também vem em linha com o verificado nos anos anteriores, mostrando uma realidade que, lamentamos, mas que se vem a agravar, que é o facto dos jovens lerem muito pouco, limitando-se praticamente aos livros de leitura obrigatória nos currículos escolares. O nível etário que requisita mais livros é, naturalmente, a faixa acima dos 18 anos, mas dentro desta, será maioritariamente a população com mais de 30/40 anos, com vida profissional e familiar ativa, mas com um gosto muito grande pela leitura.
Fonte dos dados: módulo de estatísticas, disponibilizado pela aplicação informática de gestão bibliográfica usada na Biblioteca Municipal.
Temos mais dados para divulgar.
Continue a seguir-nos.
Sem comentários:
Enviar um comentário