"Todo o poder vem do povo.
Mas para onde é que vai?"
Bertolt Brecht
Jan-Werner Müller, nascido em 1970, é um famoso cientista político e teórico político alemão, conhecido pelas suas contribuições no estudo da democracia, do populismo e da política contemporânea.
Atualmente é professor de Política na Universidade de Princeton, no Estados Unidos da América, onde leciona Teoria Política e História das Ideias.
Iniciamos este novo ano com uma sugestão de leitura para o seu fim de semana, com o Livro do Mês, do politólogo alemão Jan-Werner Müller, cuja obra tem sido uma referência para se entender os atuais desafios como o autoritarismo, a crise da democracia e o papel das instituições políticas no mundo contemporâneo.
O que é o Populismo?
Donald Trump, Beppe Grillo, Marine Le Pen e Nicolás Maduro - os populistas estão em alta no mundo inteiro. Mas, exatamente, o que é o populismo? São populistas todos os críticos de Wall Street e da União Europeia? E qual a diferença entre o populismo de direita e o de esquerda? Os movimentos populistas propõem governos mais próximos do povo ou são uma ameaça à democracia? E já agora: quem é "o povo" que se menciona tanto? E quem pode falar em seu nome?
Estas questões nunca fora tão prementes como na atualidade.
Neste livro, o autor explica que o populismo é fundamentalmente a rejeição do pluralismo. Que os populistas acham que eles - apenas eles - representam o povo e os seus verdadeiros interesses. E esclarece que, contrariamente à sabedoria convencional, os populistas podem governar na convicção de que são os representantes morais exclusivos do povo. Ou seja, se os populistas tiverem poder suficiente, acabarão criando um Estado autoritário que exclui todos os que não forem considerados parte do "povo".
Este livro propõe ainda um conjunto de estratégias concretas para as democracias liberais se oporem aos populistas e, em particular, combaterem a ideia de que eles falam exclusivamente para a "maioria silenciosa" e para as "pessoas reais".
"Nós somos o povo. Quem são vocês?"
Recep Tayyip Erdogan
"Neste livro essencial, Müller define as características mais salientes do populismo
- antielitismo, antipluralismo, exclusivismo.
É de leitura rápida, e vale a pena ler cada página".
The Washington Post
Sem comentários:
Enviar um comentário