outubro 21, 2022

A VERDADE É UMA QUESTÃO DE IMAGINAÇÃO

"A ficção científica não prediz, descreve.
As predições são feitas por profetas (gratuitamente), por clarividentes (geralmente mediante um pagamento, o que os torna mais apreciados, em vida, do que os profetas) e por futurologistas (assalariados). A predição é um atividade de profetas, clarividentes e futurologistas, não de romancistas. A atividade dos romancistas é a mentira. (...)
Ao ler um romance, qualquer que ele seja, temos de ter consciência de que tudo aquilo é um perfeito disparate e, ao mesmo tempo, acreditar em cada palavra enquanto o lemos. No fim, quando acabamos de ler, talvez descubramos - se o romance for bom - que ficámos um pouco diferentes do que éramos antes de o ler, que nos modificámos ligeiramente, como se tivéssemos conhecido uma pessoa diferente, percorrido uma rua até aí desconhecida para nós."
                                                                                      Ursula K. Le Guin, 
in, A mão esquerda das trevas



Ursula K. Le Guin nasceu a 21 de outubro de 1929 na Califórnia, Estados Unidos da América, filha do antropólogo Alfred Kroeber e da escritora Theodora Kroeber.
Frequentou a Radclife College e a Universidade de Columbia. Casou, em Paris, com o jovem historiador Charles Le Guin.
Ursula K. Le Guin produziu uma vasta e influente obra no campo da ficção especulativa. Foi um dos nomes maiores da literatura norte-americana, tendo publicado 23 romances, inúmeras coletâneas de contos, livros infanto-juvenis, poesia, ensaios e traduções, ao longo de quase 60 anos.
As suas obras abrangiam ficção especulativa, ficção realista, não-ficção, argumentos para cinema, libretos, traduções, críticas literárias, discurso, poesia, ficção infantil. Muitas delas foram adaptadas para rádio, cinema, televisão e teatro.
O seu nome ganhou relevo em 1969 com o romance A mão esquerda das trevas, galardoado com o Prémio Hugo e com o Prémio Nebula, para melhor romance de ficção cientifica e que faz parte do fundo documental da Biblioteca Municipal.  





Fortemente influenciada pela antropologia cultural, o taoismo e o feminismo, recebeu inúmeros prémios literários. Em abril de 2000, a Biblioteca do Congresso dos EUA nomeou Le Guin como uma "Lenda Viva" na categoria de escritores e artistas pelas suas contribuições na herança cultural dos Estados Unidos.



Em 2021, o Serviço Postal dos Estados Unidos lançou um selo de correio com a imagem da autora, tendo como pano de fundo uma cena do seu romance A mão esquerda das trevas.



Em 2014 foi distinguida com a medalha da National Book Foundation pelo seu excecional contributo para as letras norte-americanas. 
Faleceu a 22 de janeiro de 2018 em sua casa.


"O romancista põe em palavras o que não pode ser dito em palavras."
                                                                                                                               Ursula K. Le Guin












Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...