janeiro 10, 2020

NÃO SEI O QUE SERIA SE NÃO FOSSE JORNALISTA



"Em mais de 230 cidades de 50 países, experimentei aventuras que davam para sete vidas: Fugi de bombas e tiroteios, voei através de um furacão, vi cidades e vidas destroçadas por terramotos, sofri com vítimas de cheias e temporais, atravessei o deserto do Sinai, tomei o pequeno-almoço com um Nobel da Paz, falei com Salman Rushdie e Sylvester Stallone, com Plácido Domingo e Whitney Houston, com Bill Clinton e Boutros-Ghali, com Jonas Savimbi e José Ramos-Horta. Testemunhei grandezas de alma e baixezas humanas.
Não sei o que seria se não fosse jornalista. O jornalismo permitiu-me ser um aventureiro disfarçado de repórter, vivendo o que vivi, primeiro, pelo prazer de escrever e contar histórias, depois, pela aventura e, a seguir, pela urgência de chegar à essência da vida"




"Mas Washington não tem nada de pacata: o seu interior ferve com intriga política e jogos de poder ao mais alto nível, seja nos gabinetes da Casa Branca e do Conselho de Segurança Nacional, de onde havia de trazer boas cachas e alguns segredos, ou nas salas brancas e despojadas da sede da CIA, onde, à minha chegada, estava longe de imaginar que passaria horas em conversas fascinantes. 
Quando cheguei à capital americana, em 1984, o país estava longe da catástrofe política que se abateu sobre ele 16 anos mais tarde, com a eleição de George W. Bush para a Presidência dos Estados Unidos, ou, volvidos outros 16 anos, a trágica e sísmica eleição de Donald Trump, colocando na Casa Branca um labrego que, ao invés de dignidade, dá à presidência americana um ar pestilento".

"(...) Procurei também documentos referentes a Portugal nos arquivos americanos e encontrei centenas, nomeadamente um relatório da CIA, datado de 1964, a prever o 25 de Abril. (...)



Este fantástico livro, com 38 anos de aventuras do jornalista 
Luís Costa Ribas,
 é a nossa proposta de Leitura para o seu fim de semana.


"Este é um livro tão importante para se compreender o tempo convulso em que vivemos, e que se lê como um excelente romance, com personagens tão extraordinários que só podiam ter sido inventados pela própria vida."
José Eduardo Agualusa




Bom Fim de Semana e Boa Leitura




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...