dezembro 06, 2012

I'M TIRED OF BEING TREATED LIKE A SECOND-CLASS CITIZEN





Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, nasceu a 4 de fevereiro de 1913, em Tuskegee, EUA, e foi um símbolo do movimento dos direitos civis negros nos Estados Unidos.

Rosa Parks, de casaco preto a entrar para a parte de trás do autocarro

Rosa Parks, uma costureira negra de 42 anos, era membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP) num estado em que o regime de segregação racial obrigava, por lei, os negros a cederem aos brancos os lugares da frente dos autocarros.
Ficou famosa a 1 de dezembro de 1955 em Montgomery, estado do Alabama, EUA, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro a um homem branco que exigia que ela se levantasse para se poder sentar.

Quando lhe perguntaram porque não cedeu o lugar, explicou que não foi porque estava cansada fisicamente, mas foi porque estava cansada de ceder.



Rosa Parks foi presa e condenada. E foi a sua condenação que desencadeou o movimento que, unindo toda a comunidade afro-americana de Montgomery, fez um boicote total aos autocarros durante 381 dias. Foi esse o tempo que  levou o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, a que Rosa Parks recorrera, a declarar inconstitucional a segregação racial nos meios de transporte.
No movimento então criado destacou-se, como seu principal porta-voz, o Dr. Martin Luther King, um jovem pastor protestante.

Nos 381 dias de boicote, contou com o apoio de mais de 42.000 negros. Rosa Parks enfrentou ameaças de morte, humilhações, perdeu o emprego e teve que que se mudar para Detroit em 1957.


Esta fotografia que já se tornou um clássico, mostra Rosa Parks a 21 de dezembro de 1956, o dia em que o sistema de transportes público foi legalmente integrado para todos os americanos. Atrás dela, está o repórter Nicholas C. Criss, que cobriu o evento. 


"Sempre quis ser livre e não queria isso só para mim: 
a liberdade é para todos os seres humanos"
                                                                                                   Rosa Parks




Rosa Parks recebeu os maiores prémios
 dedicados a civis nos EUA:
  • 1996 a Medalha Presidencial pela Liberdade
  • 1999 a Medalha de Ouro do Congresso (das mãos do então Presidente Bill Clinton)


Em 2000, um museu em sua homenagem foi inaugurado em Montgomery, a cidade onde apanhou o autocarro em 1955.

Depois de se reformar, Rosa Parks escreveu a sua autobiografia. Os seu últimos anos foram marcados pela doença de Alzheimer, e a 24 de outubro de 2005 faleceu.




Tenha uma Boa Semana 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...