novembro 20, 2012

AS PESSOAS TÊM SEMPRE SEGREDOS. É UMA QUESTÃO DE OS DESCOBRIR.


Nestas últimas semanas do mês de novembro vamos dar especial destaque ao romance policial, ao thriller, ao suspense... Na mostra  bibliográfica patente no átrio de entrada da Biblioteca Municipal encontrará os autores que não o vão deixar dormir até que o culpado seja encontrado. 


"Quero que descubras que membro da
 família assassinou a Harriet 
e quem passou os últimos quarenta anos 
a tentar levar-me à loucura."

O leitor sabe quem é a Harriet?
O leitor sabe quem a assassinou?
Será que a Harriet foi mesmo assassinada?

Foi Lisbeth Salander, uma hacker com tatuagens e piercings, que ajudou Mikael Blomkvist a desvendar o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos.
Para o jornal britânico "Telegrah", Lisbeth Salander "é a personagem mais original nos livros policiais desde Ripley de Patricia Highsmith".


O leitor já adivinhou que falamos da trilogia Millennium


O Observatório espanhol contra a violência doméstica reconheceu Millennium como uma obra contra a "violência de género" e deu-lhe um prémio a título póstumo. A viúva do autor, Eva Gabrielsson, que foi receber o prémio, concordou. Siteg Larsson sentia a violência contra as mulheres como "um ataque pessoal, um ataque aos seus princípios".



Stieg Larsson nasceu a 15 de agosto de 1954 em Skellefthamn. Foi jornalista, ativista político e editor da revista Expo. Foi um dos maiores peritos mundiais no estudo de movimentos antidemocráticos, de extrema-direita e nazis. Por causa da sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameças de morte.
Faleceu em Estocolmo, a 9 de novembro de 2004, aos 50 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. O enfarte deu-se após Larsson  subir sete lances de escada até ao seu escritório na sede da revista Expo, uma vez que o elevador estava avariado. Houve quem suspeitasse de envenenamento (tendo em vista as várias ameças de que foi alvo), porém a hipótese foi de imediato descartada.
Tragicamente Stieg Larsson não viveu para assistir ao fenómeno mundial em que a sua obra se tornou, com mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.


E o que realmente  aconteceu a Harriet?

A resposta está na Biblioteca Municipal da sua cidade.

Mas não se atrase, a Lisbeth raramente está parada muito tempo no mesmo lugar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...