dezembro 05, 2011

KEEP MOVING FORWARD - Continue seguindo em frente

No aniversário dos seus 110 anos, a Biblioteca Municipal recorda Walt Disney

Walt Disney nasceu em Chicago a 5 de dezembro de 1901. Após o seu nascimento, a família Disney mudou-se para Marceline, no Missouri, onde Walt viveu a maior parte da sua infância. Desde muito novo que Walt demonstrou interesse pela arte. Para ganhar algum dinheiro extra, vendia com frequência os seus desenhos aos vizinhos. Mais tarde, ingressou na High School de McKinley, em Chicago, onde estudou arte e fotografia.
Em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, Walt tentou alistar-se no serviço militar, mas não foi aceite devido à sua idade, tinha apenas 16 anos.
Ofereceu então os seus préstimos à Cruz Vermelha, tendo sido enviado para França, onde permaneceu um ano como condutor de ambulância a qual, em vez de ostentar uma camuflagem normal, estava coberta com os seus desenhos.

Após o seu regresso da França, iniciou , com uma pequena companhia chamada Laugh-O-Grams, a sua carreira em arte comercial. Mas devido ao pouco sucesso, decidiu ir para Hollywood e aí começar de novo.
Em 1928, surge a sua primeira personagem, o rato Mickey, à qual se seguem, nos anos seguintes, muitas outras: Donald, Pateta, Pluto, Tio Patinhas, Minnie...
Em 1937, realiza a sua primeira longa metragem de animação: Branca de Neve e os sete anões.
Seguiram-se outras produções, umas com imagens animadas, outras com imagens reais, outras, ainda, fundindo os dois géneros como foi o caso, em 1964, de Mary Poppins.

Para além de estúdios cinematográficos, o vasto império criado por Walt Disney inclui diversos parques temáticos (Disneylândia, Eurodisney), inúmeros canais de televisão e elevados rendimentos originados pela venda direta de filmes e livros e dos direitos de utilização, por outras entidades, das imagens das personagens por si criadas.
Walt Disney é o recordista de nomeações ao Oscar, com 59 e é igualmente recordista em número de Oscars entregues, com 22. Ganhou também 4 Oscares honorários.
A 15 de dezembro de 1966, com 65 anos, Walt Disney faleceu em Los Angeles, Califórnia.

"Hoje já não durmo para descansar, durmo para sonhar"
                                                   Walt Disney

Traga as suas crianças e venha também sonhar na Sala Infantil da sua Biblioteca,
onde as personagens Disney esperam por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...