junho 07, 2024

10 de JUNHO

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS



Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525 e morreu a 10 de junho de 1580. A sua vida pessoal é pouco conhecida e documentada, mas a sua obra poética transformou-o num dos maiores vultos da expressão literária do seu tempo e do mundo da lusofonia. 

O seu nome está associado ao maior prémio literário - Prémio Camões -, instituído pelo Governo de Portugal e do Brasil, em 1988, que premeia anualmente um escritor, como reconhecimento do seu contributo para a projeção da literatura em língua portuguesa no mundo.

Muitos escritores foram já agraciados com este Prémio. Assim, no ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas organizou uma exposição dedicada a todos os vencedores do Prémio Camões e às suas obras mais emblemáticas. É constituída por 38 cartazes, com design gráfico de Luís Mendonça, doutorado em ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, conhecido enquanto ilustrador por Gémeo Luís. A exposição foi concebida inicialmente para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorreu em julho de 2022, e na qual Portugal foi o país convidado de honra.

Esta exposição pode ser vista na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, de 2.ª a 6.ª, das 09h00 às 18h00 e ao sábado, das 14h30 às 18h00. 













Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...