novembro 17, 2022

PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ SARAMAGO 2022

 

"Quero dizer que este prémio vai ser, para sempre, 
uma pedra sobre a qual irei fundar uma parte de mim.
Há falta de palavras, vou deixar apenas uma, 
para que a ampliem: obrigado."


O Prémio Literário José Saramago foi instituído em 1998 para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago e foi pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores da lusofonia.
Em 2019, na sua última edição, foi o mesmo atribuído a Afonso Reis Cabral, pelo romance Pão de Açúcar, que pode ser requisitado para empréstimos domiciliário na Biblioteca Municipal. A edição de 2021 foi adiada para este ano devido à pandemia de Covid-19.

Nesta edição os jurados foram:
  • Gonçalo M. Tavares - Prémio Literário José Saramago 2005
  • Valter Hugo Mãe - Prémio Literário José Saramago 2007
  • João Tordo - Prémio Literário José Saramago 2009
  • Bruno Vieira Amaral - Prémio José saramago 2015
  • Pilar del Rio - Presidente da Fundação José Saramago
  • Guilhermina Gomes - Representante da Fundação Círculo de Leitores
  • Nélida Piñon - Membro Honorário



Ao início da tarde do dia 14 de novembro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém em Lisboa, foi anunciado o nome do vencedor de 2022: o escritor brasileiro Rafael Gallo, com o romance inédito Dor Fantasma.

"Este romance tem uma história difícil. Demorei seis anos a escrevê-lo. Passou por editores que não o quiseram e por outros que não gostaram. Eu lutei e fiz várias alterações. Foi um processo pessoal, fiz muitas alterações na minha vida e isso reflete-se. É muito especial e estou ansioso por tê-lo publicado."

O romance vai ser publicado em Portugal pelo Grupo Porto Editora, no Brasil pela Globo Livros e será distribuído por todos os países da lusofonia.


Rafael Gallo nasceu em 1981 em São Paulo. Estreou-se na escrita em 2012 com o livro de contos Réveillon e outros dias, que venceu o Prémio SESC de Literatura e foi finalista do Prémio Jabuti. Em 2016 conquistou o Prémio São Paulo de Literatura com o romance de estreia Rebentar.
É o quarto escritor brasileiro a ganhar o Prémio José Saramago:
  • Adriana Lisboa em 2003
  • Andréa del Fuego em 2011
  • Julián Fuks em 2017


Passe por cá e aproveite para visitar a exposição alusiva à vida e obra de José Saramago, patente ao público na sala de leitura no 1.º piso.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...