"Nasci rafeiro, cruzamento de mastim espanhol e cão-de-fila brasileiro. Quando era cachorro, tive um daqueles nomes ternos e ridículos que põem aos cãezinhos recém-nascidos, mas já passou muito tempo desde então. Já me esqueci. Há muito que todos me chamam Negro.
O Agilulfo - um podengo magro, filósofo e culto que sabe destas coisas - garante que nasci para o combate; que sou um guerreiro antigo com uma estirpe gladiadora tão velha como a história dos humanos".
Neste romance negro assombroso, divertido e ao mesmo tempo esmagador, Arturo Pérez-Reverte narra, com a mestria de sempre, as aventuras de um cão num mundo bem diferente do dos humanos. Um mundo que se rege pelas mais elevadas regras - lealdade, inteligência e companheirismo - onde não há lugar para o politicamente correto ou para as convenções sociais. Um mundo em que por vezes há clemência para os inocentes e justiça para os culpados.
Pleno de tensão dramática, Cãos Maus Não Dançam brinda-nos com uma metáfora sobre a vida e os seus valores (ou a falta deles).
"Escrevi este romance para que o ser humano pudesse ver os cães por dentro.
Não com o olhar compassivo de um ser superior, que olha para o cão de cima,
mas com a vontade de que o humano se sentisse cão.
Que sentisse o que um cão poderia sentir."
Arturo Pérez-Reverte nasceu a 24 de novembro de 1951, em Cartagena, Espanha.
Licenciado em jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid, foi repórter de guerra durante vinte e um anos, durante os quais cobriu conflitos armados no Chipre, Eritreia, Malvinas, El Salvador, Moçambique, Golfo, Bósnia, Croácia, Líbano, Líbia, Sudão, entre outros.
Os seus romances estão traduzidos em trinta idiomas e tem mais de vinte milhões de leitores em todo o mundo. Muitos deles já foram adaptados ao cinema e à televisão.
Em 2017, foi premiado com o Prix Littéraire Jacques Audiberti.
Atualmente divide a sua vida entre a literatura, o mar e a navegação. É membro da Real Academia Espanhola.
Para além do livro que hoje divulgamos, o Leitor
encontra na Biblioteca Municipal os seguintes títulos do autor:
- Território Comache
- Uma história de Espanha
- A pele do tambor
- A rainha do Sul
- A tábua de Flandres
- Um dia de cólera
Iuri, apareceu no Parque de Merendas da Portela |
"O cão tem virtudes que gostaria de ver nos seres humanos"
Arturo Pérez-Reverte
Sem comentários:
Enviar um comentário