julho 20, 2021

A NOSSA EQUIPA É PORTUGAL

 




Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 
realizam-se de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, sem público.
A cidade de Tóquio tem tido um aumento de casos de covid, o que levou o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, a declarar um novo estado de emergência até 22 de agosto, coincidindo assim com a celebração dos Jogos Olímpicos.





Vão ser uns jogos marcados pela promoção da igualdade de género e, cada país vai ter, pela primeira vez, dois porta-estandartes. Na comitiva portuguesa foram escolhidos a Telma Monteiro e o Nelson Évora.





A judoca Telma Monteiro, vai estar pela quinta vez nuns Jogos Olímpicos, foi medalha de bronze no Rio 2016, vai voltar a encabeçar o desfile, tal como em Londres 2012 e no encerramento dos Jogos do Rio 2016.
Nelson Évora, atleta de triplo salto, Campeão Olímpico em Pequim 2008, com a marca de 17,67m, participou ainda em Atenas 2004 e Rio 2016.


Corrida de 100 metros em abril de 1896 em Atenas


Mas tudo começou no dia 23 de junho de 1894, na Sorbonne, Paris. 
Delegados de nove países: Bélgica, França, Reino Unido, Grécia, Itália , Rússia, Espanha, Suécia e Estados Unidos, fundaram o Comité Olímpico Internacional (COI). Nesse dia nasceram os Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Os primeiros Jogos tiveram lugar em Atenas de 6 a 15 de abril de 1896
Participaram 241 atletas representando 14 nações e 43 provas em 9 disciplinas. Os atletas deveriam ser amadores, salvo os praticantes de esgrima.
Na assistência da cerimónia de abertura dos Jogos estiveram presentes mais de 50 mil pessoas.

Para o barão Coubertin e para os membros do COI, as mulheres não tinham lugar nas competições: "Uma olimpíada feminina seria impraticável, desinteressante, anti-estética e incorreta. Os Jogos devem estar reservados aos homens. O papel das mulheres é sobretudo o de coroar os vencedores".


A partir de 1900, em Paris, as mulheres obteriam o direito de participar em algumas provas, como o ténis, golf, hipismo, vela, desportos que não exigiam contacto físico.


Charlotte Cooper, a primeira campeã olímpica em 1900, Paris, ganhou 2 medalhas


Portugal vai ter em Tóquio o maior contingente feminino de sempre. 
São 36 as mulheres apuradas entre os 92 atletas que irão representar o país em 17 modalidades.



Sara Moreira, atleta da Maratona





Patrícia Mamona, atleta do Triplo Salto 



À Comitiva Portuguesa aos Jogos de Tóquio 2020 
Desejamos muito Sucesso 





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...