março 24, 2020

APRENDE A VIVER O TEMPO QUE TE FOI DADO



Dario Fo, escritor, dramaturgo e comediante italiano,  nasceu a 24 de Março de 1926 em Sangiano, Lombardi, Itália.
Em 1940 mudou-se para Milão para estudar arquitectura na Academia de Arte de Brera. Quase com a Guerra a terminar, foi mobilizado para o exército da República de Saló, mas conseguiu fugir e viveu os últimos meses da Segunda Guerra Mundial escondido. 
Os seus pais eram ativistas da resistência. O pai organizava o transporte de cientistas judeus e prisioneiros de guerra britânicos para a Suíça e a sua mãe cuidava dos partisans feridos. Retomou os seus estudos no final da Guerra e ente 1945 e 1951 a sua atenção virou-se para os palcos. Utilizou a farsa e a sátira para improvisar as suas histórias nos palcos de cabarés e de pequenos teatros.
Em 1969 estreou uma das suas obras mais aplaudidas e influentes, "Mistério Bufo", em que aborda algumas passagens bíblicas ao estilo dos trovadores medievais.



Ao longo da sua carreira publicou mais de 100 obras teatrais, 
muitas delas interpretadas por ele, que o Leitor pode ver no youtube.

Em 1997 recebeu o Prémio Nobel da Literatura.


A Academia Sueca resumiu assim a sua obra: “Ele emula os bobos da Idade Média, flagelando a autoridade e protegendo a dignidade dos espezinhados.”
"Um provocador profissional", foi assim que os jornais o definiram, quando foi anunciado que tinha recebido o Nobel da Literatura. Dario Fo declarou-se “chocado” com a escolha da Academia Sueca. Para ele a literatura era só uma das suas disciplinas, cultivada enquanto dramaturgo e sempre numa perspectiva de sátira. “Quando falo de algo trágico tento sempre vê-lo com sarcasmo, evito o melodrama. Para mim o sarcasmo é a forma mais eficaz”

O seu primeiro romance, escrito aos 87 anos, vinte anos depois de receber o Nobel da Literatura A Filha do Paparecorre mais uma vez à sátira social, à alegoria e ao sarcasmo para reescrever a biografia de uma das mulheres mais odiadas da História: Lucrécia Borgia.
O seu último livro, incide na figura de Charles Darwin: "Somos macacos por parte do pai ou da mãe?", contém  questões sobre a origem da vida e é ilustrado com desenhos da sua própria autoria.


Dario Fo e a sua mulher Franca Rame vieram a Portugal em 2002 para uma aula-espetáculo de teatro no Europarque, no âmbito do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua da Feira.

A 13 de outubro de 2016, a poucas horas de ser conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Literatura, Dario Fo faleceu. Em 2016 o vencedor do Nobel foi Bob Dylan.

Na próxima sexta-feira, 27 de março, comemora-se o
Dia Mundial do Teatro.

E em tempo de Ficar em Casa, o Teatro vem até si.

O Teatro Aberto anunciou o lançamento da iniciativa “Teatro Aberto em Casa”, dando resposta ao encerramento das salas de espetáculo neste período de pandemia pela covid-19.
O conjunto de peças – que fazem parte das temporadas da companhia – vai ser transmitido online, através do site do Teatro Aberto, sempre às 21h.


O cartaz do que pode ver em sua casa:  
  • A Mentira”, de Florian Zeller - até 25 de março, 
  • A Verdade”, também de Florian Zeller  - de 26 de março a 1 de abril, 
  • Vermelho”, de John Logan, - de 2 a 8 de abril, 
  • Noite Viva”, de Conor McPherson - de 9 a 15 de abril, 
  • O Preço”, de Arthur Miller - de 16 a 22 de abril e 
  • Amor e informação”, de Caryl Churchill - de 23 a 29 de abril.

O teatro não pode parar 
                                                                             João Lourenço




O Ilustrador francês Albert Uderzo faleceu hoje aos 92 anos, durante o sono, após uma crise cardíaca sem ligação ao covid-19. Hoje é dia de recordarmos a aldeia gaulesa de Asterix, Obelix, Panoramix, Caralinda e companhia. Não esquecendo César e as suas tropas.


Boa companhia para ficar em casa



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...