abril 03, 2020

DEIXO QUE OS LIVROS FALEM COMIGO


"Os nossos livros são relatos das nossas Histórias: 
das nossas epifanias e das nossas atrocidades. 
Nesse sentido, toda a literatura é testemunhal."


"Quando a minha biblioteca estava no seu lugar, 
eu reconhecia-me nela. Podia dizer: comprei este livro em tal sítio,
 li-o em tal momento, deu-mo tal pessoa. 
São pontos de um mapa que me constrói."


"Eu nunca estou sozinho, tenho a minha biblioteca."

"Organizei a biblioteca segundo os meus próprios critérios e valores. Ao contrário de uma biblioteca pública, a minha não exigia códigos comuns que outros leitores pudessem entender e partilhar. A sua geografia era governada por uma certa lógica estrambólica. (...)
Muitas vezes senti que a minha biblioteca explicava quem eu era, me conferia um eu sempre em mudança, que se transformava constantemente ao longo dos anos. (...)
Adoro o espaço de uma biblioteca. Adoro os edifícios públicos que se erguem como emblemas da identidade que uma sociedade escolhe ter, imponentes ou discretos, intimidantes ou familiares."


Alberto Manguel nasceu em 1948, em Buenos Aires, e cresceu em Israel e na Argentina. Aos 16 anos, trabalhava na Livraria Pygmalion, em Buenos Aires, quando Jorge Luis Borges lhe pediu que lesse para ele em sua casa. Foi leitor de Borges durante quatro anos. 
Em 1968, mudou-se para a Europa. Viveu em Espanha, França, Itália e Inglaterra, ganhando a vida como leitor e tradutor para várias editoras. Editou cerca de uma dezena de antologias de contos, sobre temas tão díspares como o fantástico ou a literatura erótica. É ensaísta, romancista premiado e autor de vários beste-sellers internacionais.
É atualmente cidadão canadiano e, desde 2016, diretor da Biblioteca Nacional da Argentina.
Em 2017, o livro Embalando a Minha Biblioteca valeu a Alberto Manguel o Prémio Formentor da Letras.


Quando a nossa vida voltar ao normal, o Leitor vai poder requisitar este livro na Biblioteca Municipal, que nos relata a melancólica operação de encaixotar os seus 35 mil livros, que habitavam num antigo presbitério em França. Embalando a Minha Biblioteca constitui, assim, um manifesto sobre o lugar primordial que deve ser ocupado pelos livros e, também, sobre a importância das bibliotecas nas sociedades civilizadas e democráticas.





E por falar em livros
participe no nosso passatempo, 
Livros da Casa 

Tire uma foto do livro que está a ler e envie-a para o nosso email biblioteca.mgrande@gmail.comTodas as fotos serão publicadas AQUI.




FIQUE EM CASA E FIQUE CONNOSCO


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...