maio 15, 2019

A TARDE DO SEXTO DIA DEVERIA TER SIDO FERIADO





"No quinto dia Deus criou todos os animais do mar e do céu (...).
No sexto dia fez todos os outros animais, desde as feras do deserto e da selva até aos rebanhos a pastar nos campos (...). E então da própria terra criou a espécie humana, homem e mulher, à sua imagem e semelhança (...).
No sétimo dia Deus olhou e viu a grande asneira que tinha feito. Arrependeu-se, mas era tarde - era Deus, não podia admitir o erro". 
A parte final da passagem do Velho Testamento, não é bem assim, mas podia ser. Qualquer Ser que se dá ao trabalho de fazer o céu, o Sol, a Lua, a terra e o mar, que puxa pela imaginação para a ocupar com lindas plantas e bichos, como o budião, o tapir e mesmo o imodesto louva-adeus, não gosta de ver à solta uma espécie como a humana.
Reproduzindo-se sem cerimónias, invadindo e ocupando terras e mares, eliminando sem piedade outras espécies e já olhando perigosamente para o firmamento e para os seus próprios genes à procura de novos brinquedos, o Homem só pode ter sido um erro de cálculo. Nem a expulsão do Éden parece ter resultado como aviso, ao contrário da serpente que se tem mantido calada e agradecida ao Criador estes anos todos.
Este livro serve para demonstrar que a tarde do sexto dia deveria ter sido feriado - não sou eu que o digo ... é a Mãe-Natureza."
Tomás de Montemor
In, Agarrar o Sol Sem largar a Terra




A biodiversidade cai a um ritmo nunca visto, alerta a ONU num estudo feito por 500 autores em 50 países.
Um milhão de espécies de animais e plantas 
está ameaçado de extinção a prazo.


" Na história da Terra já ocorreram muitas alterações climatéricas com efeitos drásticos, modificando as condições de vida, permitindo a sobrevivência ou forçando a extinção de certas espécies (os dinossauros?). Também atualmente há quem defenda que estamos apenas a passar por um ciclo normal da vida do nosso planeta. Mas será assim?"
Tomás de Montemor
In, Agarrar o Sol Sem largar a Terra






"Já se imaginou sentado na varanda do 2º andar de um prédio a pescar robalos e taínhas? Ou a mergulhar na praia das Caldas da Rainha? 
Esse será talvez um dos resultados imediatos e mais notórios do aquecimento global - o degelo de grande parte dos pólos, provocando a elevação dos níveis da água dos oceanos até submergir algumas ilhas, terras férteis e até cidades.
 A Holanda passará a ser um remake da Atlântida".
Tomás de Montemor
In, Agarrar o Sol Sem Largar a Terra





"Outras consequências possíveis serão o aumento da área de deserto, a extinção de muitas espécies, fome em mais zonas do globo, migrações maciças, etc. Em suma, a previsão de destabilização mundial. As zonas já quentes ficariam reduzidas a semidesertos, 
enquanto em zonas onde o clima passaria a ser mais ameno, a rapidez das transformações eliminaria os seres adaptados a outras condições".

Tomás de Montemor

In, Agarrar o Sol Sem Largar a Terra 






O prazo para salvar a terra termina em 2030.



Tomás de Montemor tem um manual de boas relações com o Ambiente.


E como não há nada como o humor para tratar de assuntos sérios, Visite-nos e requisite o livro de Tomás de Montemor,
 Agarrar o Sol sem Largar a Terra. 

Faz parte das nossas sugestões de leitura.




A proteção do ambiente é uma exigência para a manutenção 
da qualidade de vida da espécie humana.



Extinção: A porta frequentemente usada por espécies fartas de partilhar este planeta com o Homem.  O Homem serve quase sempre de porteiro.

Conservação: Só é permitido conservar depois de estar em perigo de ruína, extinção ou modificação. Conserva-se monumentos, espécies de animais, áreas naturais, tradições e pickles.







Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...