Símbolo de duas visões do mundo,
o muro de Berlim caiu a 9 de novembro de 1989.
Depois da chegada, em 1985, de Mikhail Gorbachev à direção do PCUS com a sua Perestroika, os ventos de mudança sopram de Moscovo até aos restantes aliados do Pacto de Varsóvia.
Nos primeiros meses de 1989, a politica externa da URSS deu uma reviravolta importante. Em fevereiro as tropas soviéticas começaram a retirar do Afeganistão, depois de quase 10 anos de ocupação. Em abril o Exército Vermelho abandonou a Hungria. Em junho realizaram-se as primeiras eleições livres na Polónia, com a vitória do Solidariedade. Em julho e agosto rebentou a crise na República Democrática Alemã, com o exílio de dezenas de milhares de cidadãos, que a partir dos seus locais de férias na Boémia, Hungria e Polónia, atravessavam a fronteira ou invadiram as sedes diplomáticas da República Federal. Encorajados por Mikhail Gorbatchov, os alemães de Leste intensificaram esforços para levar o Governo da RDA a ceder.
Numa confusa conferência de imprensa transmitida ao vivo pela televisão, o porta voz da RDA, Günter Schabowsi, anunciou que o governo tinha aberto a fronteira entre as duas Alemanhas. Questionado pelo jornalista quando passaria a vigorar essa lei, respondeu:
"Segundo o meu conhecimento, isso entra em vigor agora, imediatamente".
A resposta causou uma corrida aos postos de passagem da fronteira. Os guardas fronteiriços não conseguiram controlar a pressão de milhares de pessoas, acabando por haver ordens permitindo a abertura definitiva das fronteiras e a sua passagem sem qualquer tipo de controle.
Tráfego automóvel de Berlim Leste para Berlim Ocidental no primeiro sábado depois da queda muro |
Caído o muro, a sucessão de acontecimentos é vertiginosa com a queda de outros regimes no Leste Europeu. Um ano mais tarde, a Alemanha está unificada sendo o Tratado de Unificação assinado a 31 de agosto de 1990.
Em pouco mais de dois anos, todos os regimes comunistas da Europa de Leste desapareceram.
Em pouco mais de dois anos, todos os regimes comunistas da Europa de Leste desapareceram.
Com a sua queda, existem fragmentos do muro espalhados um pouco por todo o mundo. E Portugal não é exceção. Desde 1994, na localidade de Fátima, existe um fragmento do Muro de Berlim, com 2.600 quilos, 3,60 metros de altura e 1,20 metros de largura, "um símbolo da Paz", oferecido por um emigrante português na Alemanha.
Construção do Muro de Berlim em 1961 |
A 13 de agosto de 1961, o governo da República Democrática Alemã (RDA) decidiu encerrar a fronteira entre Berlim Leste e Berlim Ocidental e construir, numa só noite, um muro de blocos de cimento que separou a zona oriental do resto da cidade.
A barreira fronteiriça incluía instalações de disparo automático e torres de vigilância com soldados com ordens para disparar contra quem tentasse transpô-la.
Como forma de comemorar os 25 anos da queda do muro de Berlim,
Boa Semana
Como forma de comemorar os 25 anos da queda do muro de Berlim,
convidamos os nossos Leitores a deslocarem-se hoje, dia 12 de novembro,
à Sala de Audio/Video da sua Biblioteca e visionarem o filme
Good Bye Lenin!
Good Bye Lenin!
Comédia dramática, do realizador alemão Wolfgang Becker, tem como pano de fundo a queda do Muro de Berlim e o colapso do comunismo. O enredo centra-se na mãe de Alex, uma fervorosa ativista comunista que sofre um ataque de coração em 1989 e fica vários meses em coma. Quando acorda, o Muro caiu e o filho, para a proteger do choque, faz tudo para que a mãe não se aperceba que o mundo onde vivia se desmoronou.
Boa Semana
Sem comentários:
Enviar um comentário