novembro 12, 2014

FOI HÁ 25 ANOS




Símbolo de duas visões do mundo, 
o muro de Berlim caiu a 9 de novembro de 1989.

Depois da chegada, em 1985, de Mikhail Gorbachev à direção do PCUS com a sua Perestroika, os ventos de mudança sopram de Moscovo até aos restantes aliados do Pacto de Varsóvia
Nos primeiros meses de 1989, a politica externa da URSS deu uma reviravolta importante. Em fevereiro as tropas soviéticas começaram a retirar do Afeganistão, depois de quase 10 anos de ocupação. Em abril o Exército Vermelho abandonou a Hungria. Em junho realizaram-se as primeiras eleições livres na Polónia, com a vitória do Solidariedade. Em julho e agosto rebentou a crise na República Democrática Alemã, com o exílio de dezenas de milhares de cidadãos, que a partir dos seus locais de férias na Boémia, Hungria e Polónia, atravessavam a fronteira ou invadiram as sedes diplomáticas da República Federal. Encorajados por Mikhail Gorbatchov, os alemães de Leste intensificaram esforços para levar o Governo da RDA a ceder. 
Numa confusa conferência de imprensa transmitida ao vivo pela televisão, o porta voz da RDA, Günter Schabowsi, anunciou que o governo tinha aberto a fronteira entre as duas Alemanhas. Questionado pelo jornalista quando passaria a vigorar essa lei, respondeu:
"Segundo o meu conhecimento, isso entra em vigor agora, imediatamente".

A resposta causou uma corrida aos postos de passagem da fronteira. Os guardas fronteiriços não conseguiram controlar a pressão de milhares de pessoas, acabando por haver ordens permitindo a abertura definitiva das fronteiras e a sua passagem sem qualquer tipo de controle.

Tráfego automóvel de Berlim Leste para Berlim Ocidental
 no primeiro sábado depois da queda muro

Caído o muro, a sucessão de acontecimentos é vertiginosa com a queda de outros regimes no Leste Europeu. Um ano mais tarde, a Alemanha está unificada sendo o Tratado de Unificação assinado a 31 de agosto de 1990.
Em pouco mais de dois anos, todos os regimes comunistas da Europa de Leste desapareceram.



Com a sua queda, existem fragmentos do muro espalhados um pouco por todo o mundo. E Portugal não é exceção. Desde 1994, na localidade de Fátima,  existe um fragmento do Muro de Berlim, com 2.600 quilos, 3,60 metros de altura e 1,20 metros de largura,  "um símbolo da Paz", oferecido por um emigrante português na Alemanha.

Mas tudo começou muito antes...

Construção do Muro de Berlim em 1961
A 13 de agosto de 1961, o governo da República Democrática Alemã (RDA) decidiu encerrar a fronteira entre Berlim Leste e Berlim Ocidental e construir, numa só noite, um muro de blocos de cimento que separou  a zona oriental do resto da cidade.
A barreira fronteiriça incluía instalações de disparo automático e torres de vigilância com soldados com ordens para disparar contra quem tentasse transpô-la.


Como forma de comemorar os 25 anos da queda do muro de Berlim
convidamos os nossos Leitores a deslocarem-se hoje, dia 12 de novembro, 
à Sala de Audio/Video da sua Biblioteca e visionarem o filme
Good Bye Lenin!




Comédia dramática, do realizador alemão Wolfgang Becker, tem como pano de fundo a queda do Muro de Berlim e o colapso do comunismo. O enredo centra-se na mãe de Alex, uma fervorosa ativista comunista que sofre um ataque de coração em 1989 e fica vários meses em coma. Quando acorda, o Muro caiu e o filho, para a proteger do choque, faz tudo para que a mãe não se aperceba que o mundo onde vivia se desmoronou.


Boa Semana




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...