novembro 07, 2014

FELIZ ANIVERSÁRIO ANTONIO SKÁRMETA


 
 
"Estudei e fui feliz em Nova Iorque e Berlim, onde fui embaixador.
As grandes metrópoles atraem-me, mas também gosto de beber um copo de vinho
numa aldeia perdida no mapa e ficar horas a ouvir histórias".
                                                                                                                     Antonio Skármeta
 
 
Esteban Antonio Skármeta Branicic, descendente de croatas, nasceu, faz hoje 74 anos, em Antofagasta, Chile. Aos nove anos começou a escrever, numa altura em que vivia em Buenos Aires. Aos doze anos regressou ao seu país, indo viver para a capital, Santiago do Chile.
Na universidade do Chile estudou Filosofia e Literatura, mas licenciou-se na universidade de Columbia, em Nova Iorque, defendendo a tese sobre a obra literária de Julio Cortázar.
Em 1969, o seu livro Desnudo en el tejado foi galardoado, em Havana, com o Prémio Casa das Américas.
Devido ao golpe militar  de Augusto Pinochet em 1973, o autor teve de sair do país tendo por companhia o cineasta Raúl Ruiz. A primeira escala foi na Argentina onde residiu durante um ano, tendo partido depois para Berlim Ocidental, onde se dedicou ao cinema, tendo, inclusive, sido professor na Academia Alemã de Cinema e Televisão.
 
 
Em meados de 1983, foi convidado por um produtor de cinema para escrever um argumento onde estivesse reunido Neruda e Chile. Surgiu então Ardiente Paciência, obra que originou uma radionovela, uma peça de teatro e um filme, realizado pelo próprio, filmado em Portugal na zona da Figueira da Foz, e que ganhou, em 1984, os prémios no festival de cinema de Biarritz, em França, e de Huelva, em Espanha.
No ano seguinte publicou o romance "O Carteiro de Pablo Neruda", que teve edição portuguesa só em 1996, depois do êxito cinematográfico com o filme homónimo de 1994, realizado por Michael  Radford, com 5 nomeações ao Oscar, tendo ganho um deles (melhor música original), sendo o filme estrangeiro mais visto nos Estados Unidos.
Em 1989, Antonio Skármeta voltou ao Chile e, em 1992 criou na TV o programa o "Show de los Libros", programa literário semanal com uma audiência de um milhão de espetadores. Mais tarde, em 1998, esse mesmo programa, agora com o nome de "Torre de Papel", passou a ser transmitido para todo o mundo através do canal People & Arts.
Regressou à Alemanha para ser embaixador do seu país entre 2002 e 2003 
 
Vencedor de diversos prémios literários, destacamos:
  • 1996 Livro de Ouro em Portugal - O carteiro de Pablo Neruda
  • 2001 Prémio Ibero-Americano de Narrativa
  • 2003 Prémio Unesco da Literatura Infantil e Juvenil a favor da Tolerância
  • 2004 Prémio Municipal de Literatura de Santiago do Chile
  • 2006 Premio Internazionale Ennio Flaiano pelo "valor cultural e artístico da sua obra".

Antonio Skármeta foi ainda ordenado Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras em França e em Itália, recebeu a Ordem de mérito com o grau de Comendador.

"A Literatura é uma contínua
insurreição a favor da Liberdade"
                                                                                              Antonio Skármeta

Caro Leitor, o livro que lhe sugerimos para leitura de fim de semana
é, na opinião do seu autor, que este ano venceu o Prémio Nacional de Literatura no seu país, 
"o meu romance mais amado pelo publico e pelos críticos.
 Obteve o Prémio Medicis em França e o Grinzane Cavour em Itália".
 
 
De Antonio Skármeta
Editado pela Teorema
A Boda do Poeta
 

Um rico e boémio banqueiro austríaco, Jerónimo Frank, abandona tudo e instala-se numa pequena ilha do Adriático, onde reabre o grande armazém O EUROPEU.
Rapidamente se combina o seu casamento com a bela e jovem Alia Emar. Prevê-se uma boda espetacular. No entanto, os noivos não partilham de forma alguma o júbilo popular. No ânimo de Jerónimo pesa a trágica lenda do antigo proprietário do armazém e da sua jovem esposa. No caso de Alia, é o amor de Esteban Coppeta - descendente de um herói mítico da ilha - o que lhe provoca incomodidade e desconcerto. A magnifica boda vai terminar num acontecimento político e bélico terrível que ultrapassa todos os personagens e acaba por os levar do júbilo à tragédia.
A história de um amor lendário, num registo de intriga e humor, um olhar inteligente e satírico sobre a Europa do pré-guerra, mas também a crónica de uma estirpe de imigrantes que chega ao Chile no principio do século XX.



Bom Fim de Semana




com Boas Leituras

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...