dezembro 12, 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO SUSANNA TAMARO


"E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar".
                                                                  Susanna Tamaro, in Vai aonde te leva o coração
 
 
 
A escritora italiana Susanna Tamaro nasceu com uma pontualidade britânica: no dia 12, do mês 12, às 12 horas e 12 minutos de 1957, na cidade de Trieste. Após a separação dos pais, foi criada pelos avós maternos e cresceu a ouvir as histórias sobre as duas terríveis guerras mundiais que devastaram a região.
Terminou o ensino secundário e recebeu, em 1976 uma bolsa de estudo para frequentar o Centro Experimental de Cinematografia de Roma. A sua tese de licenciatura, em coautoria com dois colegas, foi uma curta-metragem de animação com o título L'Origine del Giorno e della Notte.
Em 1977 inicia o seu trabalho no cinema como assistente do cineasta Salvatore Samperi e na década de 80 trabalha para a televisão italiana.
Susanna Tamaro começou a escrever em 1978 e em 1981 tentou sem êxito publicar o seu primeiro livro Illmitz. Só em 1989 conseguiu publicar o seu primeiro romance, La Testa Fra Le Nuvole ( Com a Cabeça nas Nuvens) que venceu o Prémio Elsa Morante.
Seguiu-se, em 1991, Per Voce Sola (Para Uma Voz Só), que recebeu elogios do realizador Federico Fellini: "Só Dickens me conseguiu comover tanto". Foi galardoada com o Prémio Pen Club do mesmo ano.

 
 
Editou o seu primeiro livro infantil, Cuore di Ciccia (O Cavaleiro Lua Cheia) em 1992 e em 1994 publicou aquele que foi considerado o livro italiano de maior sucesso no século XX  Vá Dove Ti Porta Il Cuore (Vai Aonte te Leva o Coração), romance de justiça e perdão, em que o ódio e a intolerância se desvanecem com a reconciliação, foi galardoado com o Prémio Donna Cittá di Roma.
Este livro, "Vai Aonde te Leva o Coração", só em Portugal vendeu mais de 154 mil exemplares.
Esteve no nosso país em janeiro do ano passado para apresentar o seu mais recente romance "Para sempre".
Atualmente vive no campo em Orvieto, a uma hora de Roma, rodeada de animais, uma das suas outras paixões: 6 cães, 2 gatos, 3 cavalos e 1 burra, para além dos pássaros, coelhos,  galinhas e os peixes do seu jardim japonês. É cinturão negro de Karaté, especialista em origami e faz ponto-cruz para descontrair.
 
Não conhece a autora?
 
Mas gostava de conhecer?
 
Sabia que os  seus livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal
 para empréstimo domiciliário?

 
 
Se no próximo sábado, dia 14 de dezembro, vier requisitar algum dos livros da nossa aniversariante, dirija-se ao nosso auditório e assista a partir das 15:30 à apresentação do livro


 
 
A FORÇA DA LUTA PELA LIBERDADE

de ALDA MARIA FERNANDES
Editora Folheto Edições & Design

 
A obra será apresentada pelo autor do prefácio, Eng. José Manuel Chaves, e pelo ilustrador Luís Barreiros.
 
 
 
 
 
Alda Maria Fernandes nasceu a 16 de fevereiro de 1946 na Ilha de S. Miguel - Açores. Ali completou o 7º ano no Liceu de Ponta Delgada e em 1967 veio para o continente, tendo concluído a licenciatura em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Já publicou vários livros, entre os quais o romance "Caminhos de Esperança" apresentado em 2008 na nossa Biblioteca, e tem publicado em jornais da região de Leiria alguns textos e poemas.
 
 
ESPERAMOS POR SI!
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...