dezembro 13, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA





Caro Leitor, hoje é sexta-feira, mas também é 13!!
 
 
Para muitas pessoas o número 13 é considerado de sorte, mas a sexta feira 13 ficou conhecida como um dia de azar.
 
As superstições, acredite-se nelas ou não, fazem parte de muitas culturas. E não são poucos os que as cumprem à risca... porque nunca se sabe...
 
"À "sexta-feira, 13" não deves casar, nem barco ou avião tomar, nem em negócios entrar. Ou então, deves fazer tudo isso".  É outra forma de conjurar a má sorte e ... não deixa de ter o seu encanto mórbido.
 
Há pessoas tão supersticiosas que evitam pronunciar o número 13, preferindo em seu lugar, dizer 12+1. Outras, no entanto, têm uma fé cega neste número inquietante e apostam sempre nele. Não há dúvida que a superstição encerra tantos paradoxos como o próprio ser humano.
 
Sabia  que há quem não suporte sentar-se numa mesa de 13 comensais e peça por isso a um amigo para ocupar o lugar nº 14?
 
Sabia que há quem se recuse a habitar o 13º andar de um edifício e nunca dormem num quarto de hotel com esse número?


Mas como é que isto tudo começou?


A palavra escandinava Friadagr e a inglesa Friday, que significam sexta-feira, têm as suas origens numa lenda protagonizada pela deusa do amor, cujo nome é Friga. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, e com o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogarem  pragas sobre a humanidade.
Na Europa, a superstição é reforçada pelo relato bíblico da última ceia, eram 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira.




Num manuscrito do século XV, aparece um desenho, que parece indicar que a vassoura é o meio de locomoção preferido das bruxas.
 
Não se esqueça que passar por cima de uma vassoura dá azar, assim como emprestá-la a alguém ou queimá-la. A queda súbita de uma vassoura à nossa frente não augura nada de bom. Mergulhar uma vassoura em água é uma excelente forma de provocar chuva.




Como saber se nos encontramos
 perante uma bruxa?

É fácil de verificar, desde que disponha de uma balança. No prato direito, coloca-se uma Bíblia; no esquerdo a mulher suspeita. Se a balança inclinar para o lado desta, acabaram-se as dúvidas. Nem mais!...



"Um gato preto que cruze o seu caminho significa que ele está indo para algum lugar."
                                                                                                                       Groucho Max


"Azar é cruzar o caminho com um humano ignorante."
                                                                                  Gato Preto
 



Se o Leitor é dos que segue à risca as superstições, evite ter peixes em casa, sobretudo em aquários. Acusam-nos de darem muito azar.
Mesmo que o Leitor não acredite em superstições, não deixe de tocar em madeira...ao menos por precaução.


 
Ler bons livros é uma das manias mais didáticas e
divertidas.
 
Por isso, Caro Leitor, alimente a sua mania
vindo à Biblioteca Municipal.


Hoje a nossa sugestão de leitura de fim de semana não é um livro (não porque dê azar), mas sim vários, que o vão certamente ajudar a ultrapassar a crença em dias de mau agoiro e  que se encontram expostos no átrio de entrada da sua Biblioteca e que esperam por si.
 
 
   
Todos somos supersticiosos: uns mais ... outros, de mais!
 
 
   Tenha um Bom Fim de Semana
Esperamos por si


 
 
 
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...