maio 14, 2013

MAS, AFINAL, QUEM É ESTE GATSBY?


"Há dezenas de romances que podemos considerar a grande história de amor do nosso tempo. Mas O Grande Gatsby é o único com esta definição verdadeiramente acertada".
                                                                                             The Guardian
 
 
 
 
Caro leitor, antes de ir ver Leonardo DiCaprio como Gatsby,
 num cinema perto de si,
 a estreia nacional é dia 16 de maio,
venha à Biblioteca da sua cidade,  requisite e leia o livro.
 

O Grande Gatsby é considerado um dos melhores romances de língua inglesa de sempre, transformando-o num clássico da literatura norte-americana.


Manuscrito original de O Grande Gatsby
O romance, publicado em 1925,  retrata os turbulentos anos 20 do século XX na América, a idade do Jazz (designação criada por Fitzgerald),  e constitui uma sátira ao “sonho americano”.
O seu autor, F. Scott Fitzgerald, faz ainda uma crítica à decadência moral da sociedade americana moderna, com a corrupção dos valores e a falência do Sonho Americano.
 

Mas quem era, afinal, Gatsby?
 
Ninguém sabe ao certo, apenas que dava festas, ao som do tradicional jazz, na sua mansão de Long Island, na esperança de que o seu antigo amor, Daisy, aparecesse numa delas. Viria, entretanto, a descobrir que ela tinha casado com um milionário enquanto estivera mobilizado na Europa, a combater na I Guerra Mundial.
O romance foi várias vezes adaptado ao cinema, sendo a versão mais conhecida a de 1974, em que os protagonistas foram Mia Farrow e Robert Redford.


"Gostaria de ser um dos maiores escritores
que já viveram!"
                                                      F. Scott Fitzgerald ao seu amigo Edmund Wilson



Fitzgeral ao longo dos anos
Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, a 24 de setembro de 1896. Oriundo de família católica irlandesa, matriculou-se  na Universidade de Princeton, mas não se chegou a formar. Alistou-se como voluntário durante a primeira guerra mundial. Com a esposa, Zelda Sayre, que introduziria um componente trágico na vida do escritor (em 1930 foi internada num hospício), Fitzgerald mudou-se para França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, The Great Gatsby. Essa obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou Tender is the Night (Terna é a Noite), romance pungente que o autor considerava sua melhor obra.
Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se então para Hollywood, onde trabalhou como argumentista  cinematográfico. Em 1939 começou a escrever seu último romance, The Last Tycoon (O Último Magnata), publicado postumamente em 1941. A obra era sua última tentativa de retratar a personalidade de um grande artífice do "sonho americano". F. Scott Fitzgerald faleceu em Hollywood a 21 de dezembro de 1940.
 
 
Uma última nota. O Grande Gatsby, que pode requisitar na Biblioteca Municipal, tem tradução e prefácio
de José Rodrigues Miguéis.
 
Mais uma boa razão para nos visitar.
 
Esperamos por si


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...