fevereiro 02, 2012

2 DE FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse
                                                        Fernando Pessoa


Hoje, dia 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que decorre da Convenção de Ramsar (por ter sido assinada na cidade iraniana de Ramsar), assinada em 1971 e em vigor desde 1975.
Esta convenção conta com 130 países e constitui o único tratado sobre o ambiente de caráter mundial e consagrado a um ecossistema particular.
Tem por missão "favorecer a conservação e a utilização racional das zonas húmidas através de medidas implementadas ao nível nacional e resultantes da colaboração internacional, para permitir um desenvolvimento sustentável no mundo inteiro".

Segundo a Convenção de Ramsar, zonas húmidas são "zonas de pântano, charco turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa  não exceda os seis metros". 


As zonas húmidas estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo. Nestas zonas habitam elevadas concentrações de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados. 
O  arroz, por exemplo, é uma planta comum das zonas húmidas e é a base da alimentação de mais de metade da humanidade.
Estes ecossistemas encontram-se entre os mais ameaçados a nível global, sobretudo devido à intensificação da agricultura, urbanização e industrialização, turismo, pesca e piscicultura, caça, pressões do crescimento populacional e desenvolvimento económico.

Portugal assinou a Convenção Ramsar em 1980 e foram identificadas 49 zonas húmidas, estando algumas classificadas como sítios Ramsar, totalizando uma área de 66.094 ha.
O Estuário do Tejo (a mais importante zona húmida do país e uma das 10 mais importantes da Europa) e a Ria Formosa foram os primeiros sítios Ramsar designados em 1980.


Se tem metas para um ano, plante arroz
Se tem metas para 10 anos, plante uma árvore
Se tem metas para 100 anos, então eduque uma criança
Se tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente 
                                                                             Confúcio, 551-479 a.c.


A defesa e preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação
 de todos nós e, certamente, também é  sua.

AQUI encontrará bibliografia sobre esta temática, que poderá requisitar na sua biblioteca.

VISITE-NOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...