Hilary Mantel nasceu a 6 de julho de 1952 em Glossop, Inglaterra.
Licenciada em Direito pela Universidade de Sheffield, trabalhou como assistente social. Casada com o geólogo Gerald McEwen, viveu 5 anos no Botswana, 4 na Arábia Saudita e em meados dos anos 80 regressou definitivamente ao Reino Unido.
Autora de 12 romances e de 2 coletâneas de contos, Hilary Mantel é mais conhecida pela trilogia sobre a ascensão e queda de Thomas Cromwell, ministro de Henrique VIII.
Venceu por 2 vezes o Booker Prize com os dois primeiros volumes da trilogia sobre Thomas Cromwell, em 2009 com Wolf Hall e em 2012 com O Livro Negro, sendo o primeiro autor britânico e a primeira mulher a receber por duas vezes este importante prémio literário.
Wolf Hall foi ainda finalista do Golden Booker, e foi considerado pelo The Guardian o melhor livro do século XXI. O romance está publicado em 41 países e já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo.
"Quando comecei a escrever, via-me como uma escritora de romances históricos. Como nunca fui boa a construir enredos, deixava que a História se encarregasse dessa parte. Gosto muito de procurar os factos reais, de consultar os documentos, procurando os buracos, os hiatos, os intervalos em que não se sabe o que aconteceu, abrindo espaços para a invenção, para a criatividade do ficcionista."
A escritora foi condecorada várias vezes pela rainha Isabel II, a última das quais em 2014 com o título de Dama do Império Britânico e, nesse mesmo ano, foi a primeira autora a ter, em vida, o seu retrato na British Public Library com uma pintura de Nick Lord.
Sofria há muitos anos de endometriose, que foi mal diagnosticada no início, o que a impedia de escrever durante largos períodos de tempo, revelou em várias entrevistas.
Faleceu no passado dia 23 de setembro rodeada da família e amigos.
Na sua conta de Twitter, J.K.Rowling escreveu:
"Morreu um génio".
Conheça melhor a autora,
passe pela Biblioteca Municipal e requisite um dos seus livros.
Sem comentários:
Enviar um comentário