outubro 08, 2021

PARABÉNS ABDULRAZAK GURNAH

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2021
ABDULRAZAK GURNAH


Abdulrazak Gurnah, nasceu a 20 de dezembro de 1948, na ilha de Zanzibar (Tanzânia). 
Nos finais dos anos 60 do século XX, com 18 anos, chegou a Inglaterra como refugiado. Teve que abandonar o seu país devido a convulsões políticas, que levaram à opressão e perseguição de cidadãos de origem árabe.  Só regressou ao seu país, dezoito anos depois, em 1984.
Professor universitário, lecionava Literatura Inglesa e Literatura Pós-Colonial na Universidade de Kent, em Canterbury, especialista na obra de autores como Salman Rushdie, Ngugi Wa Thiong'o Wole Soyinka.
Começou a escrever aos 21 anos e ao longo da sua carreira publicou dez romances, um livro de contos e diversos ensaios sobre autores de língua inglesa, tendo por base a temática dos refugiados.

A 7 de outubro, pelas 12h00, foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura de 2021, o maior reconhecimento mundial a um escritor vivo, pela sua capacidade de "penetrar de forma intransigente mas compassiva nos efeitos do colonialismo e nos destinos de refugiados, que estão num abismo, divididos entre cultura e continentes", justificou a Academia Sueca.
"Os seus romances fogem de descrições estereotipadas e abrem uma visão para uma África oriental culturalmente diversificada e desconhecida para muitos."

Abdulrazak Gurnah publicou o seu primeiro romance em 1987 e o mais recente — o décimo — em 2020. A obra By The Sea, o seu sexto romance, foi publicada em 2001 e traduzida para português com o título Junto ao Mar (2003, ed. Difel).


Devido à situação pandémica, os vencedores deste ano nas diferentes categorias do Prémio Nobel não poderão juntar-se em Estocolmo, em dezembro, para a entrega dos prémios. Os discursos dos galardoados serão transmitidos virtualmente. 


Lamentamos, mas a Biblioteca Municipal não possui qualquer obra do premiado.








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...