outubro 19, 2021

OUTUBRO ROSA


Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama

O movimento conhecido por "Outubro Rosa" (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, como o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento "Vencer e Viver", promove a iniciativa "Outubro Rosa" com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao movimento "Outubro Rosa", propondo o desenvolvimento de iniciativas solidárias, com particular destaque para os dias em que se assinalam três importantes efemérides:

13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático
15 de outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama


Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher. 


Clique aqui para saber mais sobre o Rastreio de Cancro da Mama 
promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e aqui para mais informação sobre a doença.


PALAVRAS-CHAVE
Prevenção. Rastreio. Diagnóstico precoce. Estilos de vida saudável. 



DAVID SERVAN-SCHREIBER é médico, investigador e autor do livro "Anti Cancro - Um novo estilo de vida" (Caderno, Agosto 2008). O livro revela as mais recentes descobertas para a prevenção e tratamento do cancro, e dedica um longo capítulo (capítulo 8) aos alimentos.
Ele próprio atingido por um cancro há quinze anos, descreve o seu confronto com a doença e como a superou. Começa assim a introdução:
"Existe um cancro adormecido em todos nós. À semelhança de todos os seres vivos, o nosso organismo produz constantemente células defeituosas. É assim que surgem os tumores. Mas o nosso organismo também está equipado com mecanismos que detectam e controlam essas células. No Ocidente, uma pessoa em cada quatro morrerá de cancro, mas três em cada quatro não morrerão. Os seus mecanismo de defesa entrarão em acção, e elas morrerão devido a outras causas."


Aceite a nossa sugestão de leitura. 
Um livro que o ajudará a cuidar de si, dos que lhe estão próximos e como prevenir e lutar contra o cancro através das nossas defesas naturais.


DAVID SERVAN-SCHREIBER, nasceu em França em 1961. Estudou e trabalhou nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi um dos fundadores, e depois diretor, do Centro de Medicina Complementar da Universidade de Pittsburgh. Fez parte da organização "Médicos sem Fronteiras" (ONU), trabalhando com refugiados no Kosovo e em Sarajevo. É Doutor em Ciências Neurocognitivas pela Universidade Carnegie Mellon, sob orientação de Herbert Simon, pai da inteligência arificial e Nobel da Economia, e de James McClelland, pioneiro da teoria das redes neuronais. Recentemente, a sua tese de doutoramento foi publicada na revista "Science". Em 2002 foi eleito o melhor psiquiatra clínico da Pensilvânia. Atualmente, divide o seu tempo entre a França e os Estados Unidos, onde estuda e dá conferências sobre o seu trabalho. O seu primeiro livro "Curar", vendeu um milhão de exemplares e está traduzido em 29 línguas.


Uma pessoa informada é uma pessoa 
mais preparada e prevenida.



 



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...