fevereiro 26, 2016

NÃO ME FALTA PASSADO. FALTA-ME UM FUTURO.



A cidade foi crescendo para as margens e os blocos de vidro e betão ceifaram as quintas e moradias dos arrabaldes. A casa de Vergílio - um verdadeiro casulo cheio de memórias - é a única que resiste, mas está, assim mesmo, condenada à extinção.
Enquanto recebe a visita da agente imobiliária que se ocupará da venda da propriedade, este homem adulto e sozinho recorda o que foi a vida nesse refúgio - a superproteção das mulheres (mãe, avó e bisavó, vistas como bonecas russas), a megalomania do pai, a simbiose perfeita com a irmã, as atitudes intempestivas e hilariantes do tio mutilado na guerra colonial, a loucura do professor de quem recebia estranhas lições particulares. Nenhuma das suas figuras de referência o preparou para a emancipação - todas, pelo contrário, o incompatibilizaram com a vida comum.


A Vida Verdadeira
Romance escrito por Vasco Luís Curado
Publicado pela Dom Quixote




É a nossa sugestão de leitura para o seu fim de semana


"A Vida Verdadeira tem uma personagem principal e várias secundárias, 
mas a verdadeira protagonista é a própria vida, a vida genética, 
hereditária, da qual as pessoas concretas são mero fantoches."
                                                                                              Pedro Mexia


Vasco Luís Curado nasceu em 1971. Publicou um livro de contos em 1999, A Casa da Loucura, e um pequeno romance em 2001, O Senhor Ambíguo. Publicou alguns contos na revista Bang!.
Psicólogo clínico de formação, pelo ISPA, trabalhou dez anos num hospital militar e publicou em 2000 uma tese de mestrado na área da psicologia, intitulada Sonho, Delírio e Linguagem.
A nossa sugestão de leitura para este fim de semana, A Vida Verdadeira, foi publicada em 2010 e, em 2012, publicou Gare do Oriente, ambos editados pelas Publicações Dom Quixote.



"- Não sei, Vergílio. Não sei tudo o que o futuro me vai trazer.
 Mas eu vou à procura. Há uma vida para ser vivida".
                                                                                           Irene, In A vida Verdadeira







Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...