março 21, 2014

JÁ A CAMINHO ...

É verdade, já estamos a caminho de mais um fim de semana, que, aparentemente, não vai ser de sol. Apesar da chegada da primavera, tudo indica que ela não nos irá alegrar nos próximos dias, porque a chuva irá voltar e as temperaturas irão descer. Mas não desanime, porque nós vamos compensá-lo, deixando algumas sugestões para o seu fim de semana.
 
Porque não vir à Biblioteca Municipal?
Fazer o quê?

Por exemplo, requisitar um livro. 
 
Ilustração de Juliano Lopes
 
Assistir ao lançamento do novo livro do Prof. Armando Castro.
Vai ser amanhã, no nosso auditório, pelas 15:00.
 
  
"Para lá do horizonte das palavras, escreveu-se através de um "trem de estórias" em que cada carruagem, com vidros transparentes, segue ao ritmo do tempo apeado em cada "estação", onde o apito do "maquinista" nos faz uma pergunta: "Penso, logo respondo ..." é um exercício de memórias vivas reais/imaginárias (vividas algumas pelo maquinista), ordenadas no tempo da existência dos viajantes, que se situam no fulcro dos finais do século XX e primórdios do XXI ...
Neste livro, poder-se-á encontrar um certo relato timbrado, talvez um pouco ingénuo em cada uma das carruagens, mas algo de pertinente pelo eco/ego emitido pelo leitor, através da sua resposta/consciência diferenciada; folheá-lo, de trás para a frente, ou da frente para trás, ele é um gozo para ler e pensar, enquanto houver memória.
Neste "comboio de estórias", cujas carruagens são pedaços de vida, somos (em suma) transportados (à boleia), por um acervo de leituras picarescas, com cariz pueril, mais poéticas que pertinentes; nas paragens há que perguntar, reflectir e prosseguir viagem - há que ler."
O AUTOR
 

ARMANDO CASTRO nasceu em 1944 e é natural de uma freguesia situada nos contrafortes da Serra da Estrela - Silvares, concelho do Fundão. Frequentou o Liceu Nacional de Castelo Branco e a Escola do Magistério Primário da mesma cidade. O seu percurso académico é multifacetado, sendo licenciado em Administração Escolar pelo ISET (Porto).
Aos 18 anos, o jovem professor primário rumou, à procura de trabalho, para as terras do Lis.
Foi docente dos 1.º e 2.º Ciclos do EB, quer no ensino Oficial, quer no ensino Particular e Cooperativo, chegando a exercer, durante cinco anos, as funções de inspetor pedagógico na IGE (Lisboa) e, mais tarde, supervisor técnico do GAVE (Lisboa).
[...] Na cidade da Marinha Grande, onde constituiu família e reside atualmente, escreve no Jornal da Marinha Grande, com a rubrica Entrelinhas, que aborda, essencialmente, questões da pedagogia e da política educativa. É autor dos livros Coragem na Ancoragem, Ao Soprar da Cana: Entrelinhas  e Um Neurónio Curioso, sendo este último uma incursão do autor na literatura infantil.



Ou então, assista ao atelier de poesia e música
"Poesia em estado líquido", pelas 16:00, no Jardim Stephens. 
 

FIQUE CONNOSCO
 TENHA UM BOM FIM DE SEMANA
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...