A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o consenso de 193 Estados-Membros, instituiu o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta, reconhecendo assim a bicicleta como um meio de transporte acessível, fácil, sustentável, que promove a preservação ambiental e a saúde.
Bicicleta, Liberdade,
Boa Saúde e Bom Humor combinam bem.
Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima das calorias do seu corpo é mais rápida. O que é ótimo para quem esteve 2 meses confinado em casa. Mesmo que pedale apenas meia-hora por semana, vai poder ver os números na balança a baixar.Boa Saúde e Bom Humor combinam bem.
Pedalar aumenta a libertação de endorfinas e serotoninas, substância que causam a sensação de prazer. Andar de bicicleta é uma boa maneira de se relacionar com amigos e com os familiares. Quem anda regularmente de bicicleta é mais resistente a depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.
Pedalar promove a sensação de independência e de liberdade. Que tal fazer passeios de bicicleta, ir às compras, ir à Biblioteca Municipal requisitar ou devolver livros?
Pedalar reduz a sua pegada de carbono por não ser poluente nem fazer barulho e reduz também os seus custos de locomoção, poupando assim dinheiro.
Pedalar reduz a sua pegada de carbono por não ser poluente nem fazer barulho e reduz também os seus custos de locomoção, poupando assim dinheiro.
Pedalar regularmente também poupa nas idas ao médico. Quem tem problemas, como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, pode desfrutar de muitos anos de boa saúde se usar mais vezes a bicicleta.
O manual "Cidades para bicicletas, Cidades de futuro", parte da constatação que os piores inimigos da bicicleta na cidade não são os automóveis, mas as ideias preconcebidas. Corrige por conseguinte algumas ideias relacionadas com a bicicleta, enquanto modo de transporte regular em meio urbano, uma brochura da Comissão Europeia, que o Leitor pode consultar AQUI. (uma vez que a existente na Biblioteca Municipal é de leitura na biblioteca e de momento não é possível a consulta de documentos na sala de leitura.)
Poderá a bicicleta ter um papel a desempenhar nos seus objectivos para melhorar a qualidade de vida na cidade?
Sem comentários:
Enviar um comentário