Mais uma vez a Fundação Portuguesa de Cardiologia
elege o mês de maio como o "Mês do Coração",
dirigindo este ano a sua campanha ao "Coração do Idoso",
decorrendo sob a temática "Nascido para ser Ativo".
Portugal é atualmente o sexto país mais envelhecido do mundo e, em 40 anos, passou de país com a maior taxa de natalidade da Europa para o país com a taxa de natalidade mais baixa.
Há cerca de dois milhões de portugueses com idade superior a 65 anos e pouco mais de um milhão e meio com menos de 15 anos.
Os idosos são hoje o único segmento etário que cresce em Portugal.
Graças à melhoria das condições de vida e aos progressos médicos, a esperança de vida está a aumentar, sendo na mulher de 82,6 anos e no homem de 78 anos.
Na população idosa a doença cardiovascular tem um peso muito importante e é a principal causa de morte.
Aderir à dieta mediterrânica, praticar uma atividade física regularmente (andar a pé cerca de meia hora por dia) e não fumar, vai atenuar o processo de envelhecimento, com mais anos sem doenças e uma maior longevidade.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia lembra que "Os homens e as mulheres fisicamente ativos ao longo da vida têm, geralmente, uma maior redução em 25-30% no risco de AVC e morte".
Caro Leitor,
a Biblioteca Municipal quer contribuir para o seu bem estar e para a sua longevidade.
Mexa-se, Saia de Casa, Caminhe até à sua Biblioteca,
veja, até 17 de maio, a exposição que preparamos para si com material informativo e mostra bibliográfica sobre as doenças do coração e não só ... e requisite um livro.
Depois do exercício físico, que bem que vai saber um bom livro....
Boas Caminhadas e Boas Leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário