setembro 11, 2013

FOI HÁ 12 ANOS


"Osama bin Laden foi o cérebro fanático por trás dos ataques de 11 de setembro  contra as Torres Gémeas e o Pentágono, que mataram milhares de pessoas inocentes em nome de uma distorção intolerante e dogmática da fé islâmica. Promovendo uma ideologia jihadi, para a qual matar é uma honra e que defende um culto niilista do suicídio, o seu objetivo era eliminar o poder americano e ocidental, varrer Israel do mapa e restaurar um califado em todas as partes do mundo que o Islão alguma vez dominou.
Mas a sua única e verdadeira  política é, na prática, aterrorizar pessoas inocentes e destruir sociedades democráticas tolerantes, servindo-se de jovens influenciáveis como bombas vivas, contra vítimas escolhidas única e simplesmente por serem cidadãos do ocidente livre e democrático".
 
Momento em que George W. Bush foi notificado do ataque
 
"Na manhã de 11 de setembro de 2001, ainda cedo, duas equipas de jihadis embarcaram em quatro aviões de passageiros nos aeroportos de Washington D.C., Boston e Newark. As autoridades souberam pouco depois que os aviões tinham sido desviados por 19 homens provenientes do Médio Oriente.
Às 8.46h da manhã, hora local, o voo número 11 de American Airlines embateu na Torre Norte, uma das Torres Gémeas de Nova Iorque, os edifícios mais altos de Manhattan. Depois, quando as câmaras de televisão filmavam já o desastre que se desenrolara, o voo 175 da United Airlines embateu, às 9.02h da manhã, na Torre Sul".


Fotografia de Steve Ludlum,
 vencedor do Prémio Pulitzer em 2002
 
 "Trinta e cinco minutos depois soube-se que o voo 77 da American Airlines tinha-se despenhado sobre o Pentágono, na Virgínia, e às 10.03h da manhã o voo 93 da United Airlines, destinado à Casa Branca, foi abatido na Pensilvânia por passageiros heróicos, que souberam o que acontecera aos outros aviões quando tentavam freneticamente comunicar com familiares através de telefones existentes a bordo".

 

Queda do voo 93
 
"Seguiram-se cenas apocalípticas em Nova Iorque. As Torres Gémeas, que tinham ficado fatalmente debilitadas pelo impacto dos aviões, desmoronaram-se - a Torre Sul às 9.59h e a Torre Norte às 10.28h da manhã - fazendo milhares de vítimas que ainda estavam no interior e dando origem a uma nuvem de pó que engoliu a parte sul de Manhattan".

 

Fotografia de Steve McCurry

 "Excluindo os piratas do ar, nesse dia morreram cerca de 3 000 pessoas - 246 nos aviões, 125 no Pentágono e 2603 nas Torres Gémeas (incluindo 341 heroicos bombeiros e dois paramédicos)".
 

Fotos dos que perderam a vida a 11/09/2001
 

Se o Leitor pretende andar informado
do que se passa em Portugal e no mundo, visite-nos.

Na Sala de Periódicos encontrará jornais e revistas,
que o informam do que de relevante acontece.
 
E no átrio de entrada da sua Biblioteca,
pode ver cartazes e  uma mostra bibliográfica
dos acontecimentos que marcaram
para sempre o mês de setembro.
 
O texto que ilustrou as fotos foi retirado daqui e pode ser requisitado por si.
 
 
Visite-nos




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...