março 08, 2022

FAZER OUVIR A SUA VOZ





"A pista das palavras cruzadas era coisa como "atividade geralmente exercida por mulheres". Não me lembro da solução, mas nunca mais me esqueci da resposta do meu sobrinho, na altura com 9 anos: "limpar a casa". Raio dos putos, parece que nascem ensinados: chegam de dedo em riste para mexer nos ecrãs tácteis, e parece que têm entranhado no ADN que limpar a casa é função das mulheres. 
Quando soube que o meu filho era rapaz, a primeira coisa que me ocorreu foi: como é que vou eliminar estes resquícios pegajosos de machismo do seu organismo? Quase todos os homens que amo e respeito, que considero e que se consideram feministas, têm comportamentos em que, aqui e ali, ainda ecoa essa herança. Há uma certa falta de preocupação e proatividade doméstica, como a peúga que se deixa num canto ou o prato que não se levanta da mesa. É mais forte que eles - o que não é desculpa. Atrás desses homens há uma história de mulheres invisíveis que, como por magia, faziam as peúgas e os pratos sujos desaparecer e aparecer de novo limpos e arrumados - tcharam!
Esta engrenagem silenciosa não só gerou homens-crianças como gerou mulheres-senhoras que, em pleno século XXI, ainda se chegam à frente porque, enfim, é mais forte que elas. Que arregaçam as mangas e dizem: "Se eu não fizer, ninguém faz". Que acham que estão a tomar as rédeas da vida doméstica, mas estão apenas a ser condescendentes como as outras antes delas. (...)



Se as mulheres soavam a mulheres, era porque precisavam de refletir a sua feminilidade, de fazer ouvir a sua voz. Se os homens soavam ao Universo, era porque nunca precisaram de pensar sobre a sua masculinidade. Podiam simplesmente percorrer os meandros da condição humana, ir mesmo lá ao fundo, chafurdar na filosofia à vontade - porque , entretanto, havia uma mulher que pegava nas peúgas e nos pratos e que os deixava escrever, que os deixava pensar, que os deixava ser. (...)



Tenho complexos de chamar a atenção dos homens à minha volta: apanha a peúga, é preciso fazer, é preciso tratar. Por um lado, provoca-me dores de crescimento ouvir-me dizer essas coisas, ver-me obrigada a ser pragmática e eficiente - menos interessante, portanto. Por outro, faz-me sentir encurralada num sistema de estereótipos: há muitos homens que ainda acham que as mulheres são umas chatas (porque não os deixam ser) e muitas mulheres que assumem essa função (porque não se permitem ser).
Mas quero crer que hoje sou mulher e sou humanidade. E penso: o que poderiam ter sido as mulheres que viveram para deixar os homens viver? O que poderiam ter sido as minhas avós, a minha mãe?
Espero que, daqui a uns anos, o meu filho pegue neste livro e ache esta reflexão obsoleta. 
E, já agora, espero que depois o volte a guardar na estante."
Ana Markl










SER FEMINISTA É SER A FAVOR DOS DIREITOS HUMANOS




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...