setembro 24, 2014

LA LECTURA OBLIGADA ES NEFASTA.




Fez no passado dia 22 de setembro um ano que faleceu o escritor colombiano Álvaro Mutis.
 
O seu grande amigo e primeiro leitor das suas obras, Gabriel Garcia Marquez, que o descrevia como "um dos maiores escritores do nosso tempo", pouco depois de conhecida a notícia da sua morte, escreveu apenas uma palavra no Twitter: Mutis.

 

Álvaro Mutis nasceu a 25 de agosto de 1923, em Bogotá, Colômbia. Filho do diplomata Santiago Mutis, passou parte da sua infância em Bruxelas onde o pai foi embaixador.
Antes de se tornar escritor, trabalhou no seu país como jornalista, relações públicas, locutor de rádio, distribuidor de filmes da 20Th Century Fox na América Latina, fez dobragens em filmes e deu voz ao narrador da série Os Intocáveis.
Em 1948 iniciou a sua carreira literária com a publicação de um livro de poesia, La Balanza, seguindo-se, em 1953, Los Elementos del Desastre.
Octavio Paz, de quem era amigo,  Pablo Neruda, Saint-John Perse e Walt Whitman, foram as suas grandes influências.
 
 
Viajou para o México em 1956 com cartas de recomendação do realizador espanhol Luis Buñel e do produtor mexicano de televisão Luis de Llano Palmer.
Três anos depois da sua chegada ao México, foi acusado de fraude pela multinacional norte-americana Standard Oil Co, onde trabalhava como relações públicas. Esteve preso durante 15 meses na prisão de Lecumberri, na Cidade do México. Dessa experiência "uma lição que nunca esquecerei nas mais intensas e profundas camadas de dor e fracasso", nasceu, em 1959,  o seu primeiro romance Diário de Lecumberri.

"O homem é uma espécie que falhou como espécie,
um ser dedicado a destruir o meio em que vive"

Em 1953 criou a personagem Maqroll, el Gavieiro, seu alter ego, que se tornou uma marca da sua obra, sendo o protagonista de sete dos seus nove romances. 
A Biblioteca Municipal dispõe para empréstimo domiciliário dois romances:
  • A Neve do Almirante
  • A Última Escalada do Tramp Steamer.
Por diversas ocasiões Álvaro Mutis mencionou abertamente o seu amor por Portugal e pela sua literatura. Falava português e era um fiel leitor de Fernando Pessoa.
Em vários dos seus escritos assinou com o pseudónimo de Arvar de Matos, diplomata português.

"O outono estava prestes a terminar e Lisboa mostrava o seu rosto de opacidade e tristeza, tão de acordo com os fados  que os turistas fingem desfrutar nas tabernas."
                                                                                    In A Última Escalada do Tramp Steamer
 
 
Álvaro Mutis foi galardoado com os seguintes Prémios: 
  • Prémio Médicis para melhor romance estrangeiro em França (A Neve do Almirante, 1988)
  • Prémio Príncipe das Astúrias de Letras em 1997
  • Prémio Rainha Sofia de Poesia em 1997
  • Prémio Cervantes em 2001 





Visite-nos e Descubra o Prazer da Leitura

setembro 19, 2014

LEITURA DE FIM DE SEMANA


Com chuva ou com sol, o fim de semana aí está.
Vamos aproveitá-lo da melhor maneira.
Para tal, sugerimos-lhe
"Uma estreia arrebatadora . . ."
                                               The Washington Post


O livro que lhe sugerimos conta-nos o efeito devastador que a intolerância religiosa, neste caso da religião católica,  tem sobre quem lhe é próximo e que, baseado num fundamentalismo religioso, educa pelo medo e pela repressão, em contraponto com os valores como a solidariedade, a compaixão e a generosidade.
 
A Cor do Hibisco
de Chimamanda Ngozi Adichie
Edições ASA


Os limites do mundo da jovem Kambili são definidos pelos muros da luxuosa propriedade da família e pelas regras de um pai repressivo. O dia a dia é regulado por horários: rezar, dormir, estudar e rezar ainda mais. A sua vida é privilegiada, mas o ambiente familiar é tudo menos harmonioso. O pai tem expetativas irreais para a mulher e os filhos, e pune-os severamente quando se mostram menos que perfeitos.
Quando um golpe militar ameaça fazer desmoronar a Nigéria, o pai de Kambili envia-a, juntamente com o irmão, para casa da tia. É aí, nessa casa cheia de energia e riso, que ela descobre todo um novo mundo onde os livros não são proibidos, os aromas a caril e a noz-moscada impregnam o ar e a alegria dos primos ecoa.
Esta visita vai despertá-la para a vida e para o amor e acabar de vez com o silêncio sufocante que a amordaçava. Mas a sua desobediência vai ter consequências inesperadas...
 

 
"Uma história delicada e comovente
sobre uma jovem vítima da intolerância religiosa
 e sobre o lado negro do Estado nigeriano"
                                                                   J. M. Coetzee
 
 
 
Chimamanda Ngozi Adichie, nasceu a 15 de setembro de 1977 na Nigéria, tendo ido estudar para os Estados Unidos aos dezanove anos. Os seus contos apareceram em diversas publicações e receberam inúmeros galardões como o da BBC Short Story Competition em 2002 e o O. Henry Short Story Prize em 2003.
A nossa sugestão de leitura para este fim de semana foi o seu primeiro romance e foi distinguido com o Hurston/Wright Legacy Award 2004 e o Commonwealth Writers' Prize 2005, tendo também sido finalista do Orange Broadband Prize 2004 e nomeado para o Man Booker Prize 2004.
A autora foi também distinguida, em 2008, com um Future Award na categoria de Jovem do Ano e recebeu uma bolsa da MacArthur Foundation, considerada a "bolsa de génios", no valor de 500 mil dólares. A sua obra encontra-se traduzida em trinta e uma línguas.


Aceite a nossa sugestão de leitura
e tenha um Bom Fim de Semana


 
 

setembro 12, 2014

LEITURA DE FIM DE SEMANA



"Para que servem os livros senão para nos mudarem a vida?"
                                                                                     J. M. Coetzee
 
 
 
 
Ilustração de Tatsuro Kiuchi
 
 
As férias até já podem ter acabado, mas não os fins de semana.
E vamos passar o fim de semana
quer seja na praia ou no sofá sem um Livro?
É claro que NÃO.
 
 
 
Caro leitor, a nossa sugestão de leitura de fim de semana baseia-se em factos reais que o vão fascinar. O romance envolve um dos tesouros da Antiguidade, em cenários exóticos marcados pelo mistério e mantendo o suspense até ao último momento.

 
 
O Bibliotecário
De A. M. Dean
Editado pelo Clube do Autor

 
 
 

"Existe alguma prova clara de que a Biblioteca de Alexandria ainda existia
no tempo da conquista árabe ou de que essas tropas a destruíram?


Uma professora universitária, especialista em história das religiões, sonha com uma vida de aventuras, desconhecendo que o seu desejo está prestes a concretizar-se.
Arno Holmstrand, um reputado académico, deixa um conjunto de pistas à jovem professora momentos antes de ser assassinado. Emily inicia então uma busca tão inesperada quanto perigosa: a localização da biblioteca perdida de Alexandria. Durante sete séculos, o edifício guardou o maior património cultural e científico da Antiguidade. O mundo julga esse tesouro perdido para todo o sempre, mas as evidências levam Emily a questionar a história.
Decifrando as sucessivas pistas deixadas pelo misterioso guardião, Emily lança-se numa corrida contra o tempo para impedir que o paradeiro da biblioteca e a sua preciosa sabedoria caia nas mãos erradas.





O nosso amigo já escolheu o livro dele.
 
Visite-nos e leia o livro que escolhemos para si.
 
 
Bom Fim de Semana com Boas Leituras


setembro 11, 2014

11 de setembro de 2001

FAZ 13 ANOS QUE O  TERROR  VEIO  DO  CÉU 

A História está cheia de feitos heroicos e conquistas fantásticas, mas também de acontecimentos terríveis. O dia 11 de setembro de 2001 inscreve-se nesta categoria. Foram acontecimentos que introduziram o uso frequente de termos como TERRORISMO.
 
Terrorismo - s.m. Uso ou ameaça de violência, com o objetivo de atemorizar um povo e enfraquecer a sua resistência. Entre os atos mais comuns de terrorismo estão o assassinato, o bombardeamento e o sequestro.
In, Dicionário on-line de Português
 
Já muito se falou e escreveu sobre os acontecimentos de 11 de setembro de 2001.
Não vamos acrescentar mais nada. Vamos apenas recordar o que escrevemos em 2013, dado que o seu conteúdo continua na ordem do dia.
 

 
 
Um conhecimento mais profundo dos acontecimentos que ocorreram a 11 de setembro de 2001, ajuda-nos a compreender melhor a realidade atual e algumas das atrocidades que continuam a chocar o Mundo. 
Por isso, convidamo-lo a vir à Biblioteca Municipal e a requisitar um dos vários livros que possuímos e onde o tema é abordado, sob variadas perspetivas e suportes. 
 
 
A INFORMAÇÃO AJUDA-NOS A INTERPRETAR A REALIDADE.
 
VENHA À BIBLIOTECA MUNICIPAL
LEIA E MANTENHA-SE INFORMADO
 
 
 



 

setembro 04, 2014

MANUAIS ESCOLARES NA BIBLIOTECA

Com a proximidade de mais um ano letivo, aumenta a preocupação dos pais e encarregados de educação. Nesta fase, não é ainda o desempenho escolar dos filhos a preocupação que surge em primeiro lugar. Agora, a preocupação mais imediata, é a compra dos materiais e, sobretudo, dos manuais escolares. É uma fase preocupante e com forte impacto nos orçamentos familiares.


Quem tem filhos sabe do que estamos a falar.
É uma fase em que qualquer ajuda é bem-vinda.

Por isso, a Biblioteca Municipal, à semelhança dos anos anteriores, pode dar um pequeno contributo. Não aquele que muitas famílias gostariam de ter, mas aquele que nos é possível prestar.


 
A Biblioteca Municipal dispõe de alguns manuais escolares,
que pode ceder gratuitamente a quem deles necessitar.
 
São manuais que foram entregues voluntariamente por quem deles já não necessitava. Infelizmente, muitos deles já não constam da lista de livros adotados para este ano letivo. Mesmo assim, podem ainda constituir recursos e complementos formativos, com conteúdos perfeitamente válidos.
 
Os manuais encontram-se expostos no átrio da entrada
da Biblioteca Municipal.


PASSE POR CÁ.
SE PRECISAR, LEVE.
 

 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...